Sistema de avaliação

Válido especificamente para as resenhas de álbuns aqui do Blog, esta página tem como intuito esclarecer o sistema de avaliação e notas que utilizo.

Avaliação

Com relação à avaliação, um álbum já está em avaliação a partir do momento que em que sua ideia é anunciada ao público até uma ou mais semanas após o seu lançamento. Pode acontecer, mas dificilmente uma resenha aqui vai acompanhar a exata semana de seu lançamento, pois gosto de avaliar como a banda o divulga, videoclipes, materiais extras, edições especiais e afins, além de que é difícil formar um conceito ouvindo um álbum uma ou duas vezes.

Vejo resenhas superficiais que saem por ai sobre álbuns que mal foram lançados sem que o ouvinte tenha parado para absorve-lo antes de escrever. Ainda mais no rock/metal progressivo, acredito que seja mais do que necessário ouvir um álbum cinco, dez vezes até o seu conceito sonoro ser entendido, bem como dar tempo entre uma ouvida e outra para deixar a memória trabalhar em cima dos momentos fortes e fracos de cada álbum, salvo raras exceções sobre amantes da banda que devoram o álbum em questão de dias (em algumas bandas talvez eu seja essa exceção, mas prefiro não arriscar).

Portanto, em resumo, não é só a sonoridade do álbum que está em jogo, mas tudo aquilo que o circunda.

Sistema de notas

Seguindo um conceito usado pelo blog parceiro Rock em Balboa, que por sua vez faz suas avaliações com base no site Rate Your Music, todos os álbuns receberão uma nota pessoal que varia de 0.5 a 5, que podem ser interpretadas da seguinte manteira:

0.5: Para o álbum receber esta nota, ele tem que ter me desagradado totalmente
1.0: O álbum foi uma experiência ruim
1.5: Apesar de algumas faixas aceitáveis, o álbum ainda é ruim
2.0: A banda tentou fazer mais do mesmo (seja comparado com sua própria carreira ou com outras bandas do mesmo gênero/subgênero), mas piorou em algum aspecto
2.5: A banda não fez mais do que mais do mesmo
3.0: A banda fez mais do mesmo, porém melhorou em algum aspecto ou inovou minimamente
3.5: Álbum interessante, me agradou de alguma forma
4.0: Um bom álbum, provavelmente tem faixas marcantes ou um som diferenciado
4.5: Um ótimo álbum, com muitas faixas marcantes ou uma sonoridade totalmente inovadora
5.0: Um álbum excepcional, provavelmente o melhor do músico ou banda, com todas as faixas, ou pelo menos grande parte, marcantes e únicas

Diferente da resenha em si, que analisa diversos aspectos do álbum, o sistema de notas segue uma linha mais subjetiva, que leva em conta minha avaliação pessoal do álbum contra os demais álbuns da mesma banda (exceto para o primeiro álbum de uma banda que não possua outros álbuns) e demais bandas dentro do gênero ou subgênero mais próximo. Para álbuns ao vivo, o setlist e a interpretação também são levados em conta. Dificilmente eu avalio um álbum sem conhecer o som da banda no todo ou pelo menos os principais álbuns, por este motivo eu posso demorar ainda mais para escrever determinadas resenhas dependendo do tamanho da discografia da banda.

Além disso, este é um conceito dinâmico. Minha avaliação de um álbum pode crescer ou diminuir com o tempo, portanto esta nota especificamente não é absoluta, assim como minha opinião, que pode amadurecer principalmente com relação aos álbuns com a nota mais alta. Especificamente sobre a pontuação 5.0, uma mesma banda não possuirá esta nota, pois está reservada somente para o melhor trabalho da banda ou do músico (não confundindo diferentes projetos de um mesmo músico), portanto, se em algum momento um álbum 5.0 aparecer por aqui, se outro de nível superior ou igual entrar no lugar, eu mudarei a nota do primeiro, pois como mencionei, eu avalio os álbuns considerando o conjunto da obra e cenário do gênero/subgênero.

Meu conceito de gêneros/subgêneros também é embasado no meu conhecimento do estilo. Dificilmente vou fazer uma resenha sobre um estilo que não tenho tanto conhecimento, entretanto, se isso acontecer, é possível que ao me aprofundar no gênero eu mude minha avaliação sobre as demais bandas que o compõe. Como eu manterei este histórico aqui no blog eu ainda não refleti, mas se isso acontecer, eu devo atualizar esta página em conjunto.

Se tiver alguma dúvida especifica sobre algum álbum, não deixe de comentar, afinal, na tentativa de não fazer um texto longo e chato de ler, tento me conter para apresentar os principais aspectos de cada álbum, sem deixar o texto superficial.

Cheers!