Diário de Bordo

Diário de Bordo 17 – Prioridades

66807469294bf629f66fa15517abc9c4

E lá vamos nós, começando 2017 (em Fevereiro?) cheio de energia, depois de uma sequência exaustiva e gigantesca da matéria sobre o Prog e a Música ao redor do mundo. Vamos falar sobre prioridades.

Rotina x Tempo

Com tanta coisa pra fazer e tão pouco tempo, priorizar é uma necessidade. Infelizmente o dia tem apenas 24 horas, e se você tem um trampo integral como eu, provavelmente gasta pelo menos umas 11 horas com o trampo, sobrando aí 13 horas pra você dormir e dar seus pulos pra fazer o que quer. No meu caso, pelo menos 7 tem ido pro sono. Pelo menos 1 hora com necessidades e exercícios físicos, afinal corpo são mente são. Sobram 5 horas para:

  • Ler
  • Escrever
  • Mexer com o blog
  • Procurar umas bandas ou músicas novas
  • Ver um filme ou acompanhar uma série
  • Fazer algum trampo de casa
  • Dar uma navegada na internet
  • Conversar com as pessoas

Pelo menos escrever é algo que mantenho como prioridade máxima, todos os dias, portanto eu consumo ai pelo menos umas 2 horas, as vezes até 4. A leitura de pelo menos um livro por mês é necessária, elimine mais 1 hora por dia por umas duas semanas. É a única forma de conseguir o meu objetivo de ser um escritor de verdade, e pra isso, não tem atalho, tem que ter consistência. Da mesma forma que ter uma vida saudável significa ter consistência, e isso é algo que tenho aprendido com 2017. Depois de me tornar praticamente obeso e ver uma pessoa diferente do que gostaria no espelho, resolvi fazer uma mudança em minha vida, não tão radical, mas consistente, e agora estou 10 anos mais leve (digo isso porque a última vez que estive com o peso que estou hoje, eu estava na faculdade, sem trabalho, sem preocupações, sem trânsito e sem dinheiro também pra comprar comida lixo hahaha), mas vamos falar sobre isso em uma outra ocasião.

E o blog sempre sofre

Definitivamente este blog é um sofredor, com seus altos e baixos. Há um período de bonança, de altas ondas marotas e insights de conhecimento, e períodos de desanimo, enrolação, mas uma tentativa de persistência. Normalmente essas ondas de bonança levam uns 4 meses, e até que a atual tem levado mais tempo para passar. Confesso que sim, o blog acaba sofrendo por um pouco de preguiça, mas as vezes também falta energia. Depois de um monte de e-mails no trabalho, aquela cacetada de cagada dos outros pra corrigir todo dia, documentação e o escambau, mais aquela sessão diária de escrita, sobra pouco braço, dedo e cabeça pra escrever no blog. Tudo porque eu não consigo fazer um trabalho meia boca, e quero fazer um monte de coisas. Esse é um defeito meu, longe de ser corrigido. Sei que preciso ter foco nas coisas que quero manter, mas é aquela coisa da empolgação e da fuga. O blog de vez em quando é uma fuga, e de vez em quando eu fujo dele.

Além disso, eu também dei uma exagerada no ano passado. Eu consumi muito mais música do que meu cérebro podia aguentar e já tem um mês e meio mais ou menos que eu parei de me aventurar tão profundamente. A matéria do Prog e a música ao redor do mundo foi um desafio sem precedentes, com muita pesquisa, dezenas de horas exaustivas de audição dos mais variados gêneros musicais, ao ponto de ter assistido o filme Moana e ter identificado que a música estava sendo cantada no idioma de Tokelau. E eu tenho quem prove que isto aconteceu! Mas o importante aqui é mencionar a resistência mental que foi criada ao pensar em escrever sobre música. Pra fazer de forma decente, requer trabalho, e escrever sobre mais de 200 álbuns não foi tão simples como eu imaginei, mesmo que não o fizesse no mesmo nível de detalhes das resenhas habituais.

Cansei

Bem é isso, cansei de escrever aqui também. Esse foi mais um curto Diário de Bordo para registros futuros da minha rotina, que espero um dia valer a pena. Fui!

 

Comenta aí!

