Assuntos diversos

Chromecast – Vale a pena?

Para quem não conhece, o Chromecast é um dispositivo de streaming de mídia que promete transformar a sua TV não-Smart em Smart, e a sua TV Smart em mais Smart. Como a minha TV é uma das não-Smart que eu só vou trocar quando queimar, e pelo visto vai demorar, pois ela já está no seu sexto ano firme e forte, resolvi comprar a primeira versão do Chromecast para dar um upgrade nela.

Mas e aí, será que vale a pena? Vamos lá!

Mas e aí, será que vale a pena? Vamos lá!

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Chromecast é uma aparelho para streaming e nada mais, portanto ele não funciona sozinho. Você ainda precisa ter um outro aparelho para dar o “Play”, seja um computador ou um smartphone. O Chromecast possui uma série de funções ligadas ao sistema operacional Android, o qual é do mesmo fabricante, Google, porém como eu tenho um iPhone velho, este artigo vai cobrir apenas se você utiliza no iOS (Sistema do iPhone) ou no computador. O Chromecast vem numa caixinha bem acabada, com o aparelho e uma fonte para que você possa liga-lo na tomada.

chromecast-package

Depois de pesquisar um pouco descobri que o consumo do Chromecast não costuma ultrapassar 400mA portanto acabei ligando o aparelho direto na USB da TV, já que a USB da minha TV fornece 500mA, mais do que suficiente. Se você comprar e tiver dúvidas sobre este ponto, consulte o manual da sua TV. Sim, aquele que você provavelmente jogou fora, mas deve ter no site do fabricante. Outro ponto que vale a pena mencionar é que o Chromecast, pelo menos na primeira geração, é como um pendrive grande, portanto dependendo do suporte que você usa pra sua TV, se ele for muito próximo à parede e as suas portas HDMI forem na parte da trás da TV, recomendo que você faça como eu e compre um adaptador HDMI dobrável, que não costuma custar mais do que 20 reais.

adaptador-hdmiPara configurar o Chromecast é bem fácil, e no site do próprio Chromecast tem o passo a passo: https://support.google.com/chromecast/answer/2998456?hl=pt-BR Não leva mais do que 10 minutos pra configurar, dependendo da velocidade da sua conexão. Basicamente você liga ele na TV, entra num site (ou num app) para colocar os dados da sua conexão de Internet e xablau, tá feito.

Basicamente eu acho mais prático usar o Chromecast pelo celular, mas todos os aplicativos abaixo (exceto o AllCast, que não procurei um semelhante) possuem compatibilidade entre PC e Chromecast. Abaixo a minha seleção com os aplicativos que estou utilizando:

chromecast-meus-apps

  • Google Cast: É o aplicativo que gerencia o Chromecast. Ele serve para configura-lo, indicar aplicativos compatíveis, selecionar as imagens do Slideshow que fica passando nele quando não está sendo utilizado. Nada muito útil depois que você já sabe o que quer.
  • Netflix: Mesmo para quem tem uma SmartTV, é muito mais simples navegar pelo aplicativo do celular e transmitir no Chromecast, principalmente pela facilidade de digitar/buscar.  Acho que não preciso explicar o que faz o Netflix, certo?
  • Spotify: Spotify = aplicativo de streaming de música = no Chromecast nada mais do que transmite a música na TV. Simples.
  • Youtube: Mais uma vez, a facilidade de digitar/buscar no celular ao invés de usar direto na TV faz este ser outra boa pedida.
  • AllCast: Serve para transmitir vídeos, fotos e músicas que estão na memória do celular direto na TV. Bem útil.
  • MomoCast: É um plugin para o Safari do iOS, que permite que eu transmita para o Chromecast o site que eu estou navegando ou somente algum vídeo que está na página. No PC o próprio plugin do Chromecast já faz a função de transmitir a página que você está navegando para o Chromecast, entretanto para os sites que não são compatíveis, a transmissão do vídeo fica ruim. Para transmitir somente um vídeo que não é do Youtube ou sites que são compatíveis, utilizo a extensão do Chrome PlayTo para Chromecast.

No site do próprio Chromecast você pode consultar as demais funções do dispositivo. Tem bastante coisa, mas este 1% já me é mais do que suficiente.

Minha experiência com o Chromecast tem sido plenamente satisfatória. Meu principal uso dele é para assistir Netflix, já que a minha TV, como mencionei, é uma Não-Smart, porém as demais funções/aplicativos descritos aqui são usadas com certa frequência. Com base nisso, posso afirmar que para uma TV Não-Smart, eu diria que é mais do que um upgrade, é uma necessidade. Estou pensando em comprar mais um para colocar na TV da sala da minha casa, mas acho que quem vai utilizar vai ter uma certa resistência, então preciso pensar bem antes de comprar. Geralmente uma TV Smart tem parte das funções do Chromecast. O Chromecast trás facilidades, porém verifique se o que ele faz a mais é satisfatório para você antes de sair comprando. Além disso, se você tiver um smartphone com um sistema operacional diferente do Android ou iOS, consulte a compatibilidade com o Chromecast.

Espero que este pequeno artigo tenha sido de alguma valia e se comprar um desses, coloque sua opinião aqui após usa-lo por algumas semanas. Um abraço e até mais.

 

Comenta aí!

