Musicalizando

Metal nos Games – Parte 2 – Os arranjos e as bandas

Com a segunda parte da matéria sobre Metal nos Games (se você não conferiu a primeira parte, trate de conferir aqui), em termos de arranjo foram poucos os jogos que tiveram suas trilhas transcritas significativamente para o metal de forma oficial. Talvez por conta das muitas bandas que já o fazem, há pouco espaço no nicho e talvez pouco interesse em faze-lo. Sem muchas delongas, aqui vamos nós.

Lembrando que se algum link estiver fora do ar, por gentileza me avisem para substituição.


Arranjos


Devil May Cry HR/HM Arrange

devil-may-cry-hr-hm-arrange
Jogo: Série Devil May Cry
Ano: 2001 em diante
Gênero: Ação Hack and Slash

Citado na primeira parte, a série Devil May Cry já possui o seu pé no heavy metal, porém com a pegada eletrônica ele se aproxima mais do industrial, uma tendência das trilhas de jogos de ação e pancadaria. Desta vez, com o álbum HR/HM Arrange, os temas da série são revisitados com uma pegada exclusivamente heavy, tirando um pouco da instrumentação sintetizada para o uso de instrumentos orgânicos como guitarras e uma bateria mais refinada. Mesmo os temas com vocal também foram revisitados, o que deixa o álbum ainda mais versátil e atrativo.

Confira a original no post anterior

Motoi Sakuraba Band Arrangement Album Star Ocean & Valkyrie Profile

motoi-sakuraba-band-arrangement-album-star-ocean-valkyrie-profile
Jogo: Séries Star Ocean e Valkyrie Profile
Ano: 1996 em diante e 1999 em diante
Gênero: RPG

Motoi Sakuraba é um dos grandes nomes entre os compositores de jogos, com sua presença marcada nos jogos da tri-Ace publicados pela Square-Enix. O compositor, arranjador e tecladista tem sua base musical no rock progressivo e sinfônico, além de influencias no jazz e new age. Toda esta carga musical é incorporada em seus temas, sempre bem complexos e progressivos. Entretanto, o peso do metal e rock são amplificados neste álbum de arranjos de temas dos jogos das séries Star Ocean e Valkyrie Profile com a banda montada por Motoi Sakuraba. Os solos de teclado impressionam, mas para quem já conhece os temas do músico, são esperados, sua marca registrada.

Original

Arranged

 

Remastered Tracks ROCKMAN ZERO Mythos

remastered-tracks-rockman-zero-mythos
Jogo: Série Rockman Zero
Ano: 2002 em diante
Gênero: Plataforma

Mesmo com as limitações das plataformas portáteis em que esteve, os temas de Megaman Zero, assim como os da série Megaman X, possuem influências no metal, apesar de nem todas as músicas conterem este aspecto musical, mas é no arranjo dos temas de Megaman Zero que eles são salientados. A forma como os temas aparentemente simples são destrinchados por instrumentos ao invés de sons sintetizados impressiona.

Original

Arranged

 

Castlevania Judgement Original Soundtrack

castlevania-judgement
Jogo: Castlevania Judgement
Ano: 2008
Gênero: Luta

Não faltam álbuns com arranjos dos temas de Castlevania, além de inúmeras bandas que fizeram covers pesados de seus temas, porém a citação aqui vai para a trilha sonora do jogo de luta para Wii Castlevania Judgement. O jogo em si não chamou muita atenção. Sua jogabilidade é bem esquisita, utilizando movimentos dos controles do Wii como parte do processo, deixando a desejar para quem realmente gosta de jogar um bom jogo de luta num controle de arcade ou mesmo no controle “normal” de um console. Já sua trilha sonora é composta por arranjos de metal sinfônico de temas famosos da série, que são associados a cenários e personagens de toda a franquia além da arte diferenciada de Takeshi Obata (Death Note, Bakuman, Hikaru no Go). Fãs fervorosos da série tendem a desprezar este jogo, mas acho que ele tem o seu valor, e sua trilha também.

Versões anteriores ao Castlevania Judgement

Arranged

The King of Fighters Arranged Soundtrax

the-king-of-fighters-arranged-soundtrax

Jogo: Série The King of Fighters
Ano: 1994 – 2003
Gênero: Luta

O som plural das trilhas sonoras de The King of Fighters mesclam um pouco de tudo, eletrônico, jazz, rock até música étnica, para ilustrar os temas de seus personagens. Apesar de nem todas as trilhas serem totalmente puxadas para o rock e metal, os arranjos dos álbuns de KOF apresentam muitos elementos principalmente do metal e rock progressivo. São muitos os temas, muitos os álbuns. Deixo aqui como exemplo uma das melhores músicas que já encontrei em composições para trilhas de jogos, a música Origin of Mind, que desafia o melhor do metal progressivo em sua mistura de texturas sonoras e camadas de instrumentos.

Arranged e Original

Bônus Arranged

True Blue – The Best of Sonic The Hedgehog

true-blue-the-best-of-sonic-the-hedgehog
Jogo: Série Sonic The Hedgehog
Ano: 1991 em diante
Gênero: Plataforma

Este álbum é uma bizarrice só. Acabei me deparando com ele em minhas pesquisas e é um show de horrores. Muitos temas são de jogos atuais do Sonic, bem como do desenho ou sei lá, mas ainda sim, um único tema se salvou em um arranjo muito interessante. Valeu a pena citá-lo, apesar do péssimo gosto do álbum. De qualquer forma, o tema arranjado não é próprio do álbum e sim da trilha sonora do jogo Super Smash Bros Brawl…

Original

Arranged

A transcrição de temas de jogos para o metal não atrai somente a produção de álbuns arranjados mas também de bandas que construiram suas carreiras ou produções ao redor deste nicho. São muitos os covers de músicas de jogos em metal que você pode encontrar hoje no Youtube, mas a maioria é mais do mesmo, mas para a matéria fiz a seleção apenas de bandas que se dedicam exclusivamente aos jogos, inclusive de músicos que participaram na composição dos temas originais.


Bandas


Black Mages

the-black-mages-III
Ano: 2002 – 2010
País: Japão

Fundada por Nobuo Uematsu, um dos grandes nomes responsáveis pelas memoráveis trilhas da série Final Fantasy, a banda Black Mages transformou o que já era bom em muito melhor. Tocando exclusivamente temas da série Final Fantasy, os arranjos encabeçados por Nobuo Uematsu encorpam suas próprias composições, com uma “big band” e toques de rock e metal progressivo, suas principais influências. A banda acabou em 2010, mas não obstante Nobuo juntou mais músicos e fundou o Earthbound Papas. Confesso que não fui atrás da nova banda, mas os três álbuns do Black Mages são sensacionais.

Original

Banda

Crow’s Claw

crows-claw-battlefield-1987
Ano: 2003 – presente
País: Japão

Seguindo uma linha menos “orgânica” que o Black Mages, a banda Crow’s Claw começou fazendo arranjos em metal de temas de Final Fantasy, puxando mais para o power metal/metal sinfônico, porém em sua carreira, em seus mais de 20 álbuns a banda fez álbuns com arranjos de jogos de PC, como Ragnarok Battle Offline, Touhou e fate/stay night. Em sua carreira mais recente, a banda já participou de composições de jogos independentes, além da mudança para um estilo mais metalcore.

Original

Banda

 

Powerglove

powerglove-metal-kombat-for-the-mortal-man

Ano: 2005 – presente
País: EUA

Com base sonora no power metal, a banda Powerglove começou sua carreira com covers instrumentais e pesados de temas famosos de jogos como Mario, Sonic, Zelda e Megaman. Os lançamentos anteriores ao álbum Saturday Morning Apocalypse (referência ao álbum Monday Morning Apocalypse da banda Evergrey, meu favorito por sinal) são todos recheados de incríveis arranjos em power metal, entretanto, o álbum citado já não mais se trata de games e sim de temas de filmes, desenhos e séries de TV. Uma pena.

Site oficial: http://www.vgmetal.com/

Original

Banda

Megadriver

megadriver-metal-beast

Ano: 2003 – presente
País: Brasil

Enfim uma banda BR e das boas! A banda Megadriver, conhecida dos frequentadores de eventos de jogos e animes, se aproveita do heavy metal classudo e de jogos antigos como Golden Axe, Altered Beast e Streets of Rage para compor um som de peso. Seu tema mais famoso é o cover do tema principal de Top Gear. A banda tem quase uma dezena de álbuns e um site oficial ao melhor estilo de jogos dos anos 90.

Site oficial: http://www.megadriver.com.br/

Original

Banda

Vomitron

vomitron-no-nes-for-the-wicked
Ano: 2002 – presente
País: EUA

Com bom humor e temas de jogos antigos como Double Dragon, Contra, Zelda e Ninja Gaiden, a banda Vomitron, ao invés de fazer covers individuais, faz um medley de diversos temas clássicos destes jogos em uma única canção. Não há muito sobre o Vomitron nem no site oficial nem na interwebs, então acho que isso é o máximo que tenho a falar sobre, só ouvindo mesmo.

Site oficial: http://www.vomitron665.com/

Original

Arranged

 

Metroid Metal

metroid-metal-varia-suite

Ano: 2004 – presente
País: EUA

Como o próprio nome já diz, a banda Metroid Metal existe com uma única e exclusiva missão: transformar temas da série Metroid em metal. Começando pelos temas do jogo Metroid de NES, a banda que era somente um trabalho individual do músico Grant Henry, acabou ampliando seus horizontes para outros jogos da série como Super Metroid, incluindo novos membros e até mesmo fazendo alguns shows.

Site oficial: http://www.metroidmetal.com/

Original

Banda

Minibosses

minibosses-brass

Ano: 2000 – presente
País: EUA

Outra banda na mesma linha do Vomitron, a banda Minibosses compila diversos temas clássicos de jogos antigos em um único medley ao bom estilo metal. A banda americana, pelo que pesquisei, é bastante ativa nos eventos locais, diferente de várias que citei aqui.

Site oficial: http://www.minibosses.com/

Super Mario Bros 3 Medley

Fisherman’s Horizon – Worlds That Never Were

fisherman-horizon-worlds-that-never-were
Ano: 2015
País: Espanha

Por fim, a mais curiosa das bandas que encontrei, Fisherman’s Horizon mistura metal progressivo com trechos de canções de mais de 30 jogos para criar um som único. Diferente das demais, as referências aos jogos que compõe seu som é bem mais sutil e não nominal. Encontrei referências de Final Fantasy, Megaman, Zenda e até mesmo Chrono Cross. O álbum tem um som mais moderno, até mesmo acredito eu por conta de ser mais recente. Vale a pena conferir.

Banda

Bônus bandas

Video Games Live (VGL)

video-games-live

Ano: 2005 – presente
País: EUA

Projeto encabeçado por Tommy Talarico, compositor que fez sua fama nos anos 90 com temas para mais de 250 jogos, como Earthworm Jim, o Video Games Live é uma série de shows que percorre o mundo fazendo arranjos orquestrados e com um pouco do rock/metal da veia do músico, incluindo o Brasil. Todo ano o show é atualizado, mesclando temas mais antigos e clássicos, principalmente os compostos por Talarico, com temas mais atuais e participações especiais. O show inclusive tem até um site em português, no qual você pode encontrar mais informações. Até o momento, a última edição do VGL aqui no Brasil foi em Outubro/2015, com um show em São Paulo, porém em Outubro/2016 voltará para um show no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte.

Site BR: http://www.videogameslive.com.br/

Jun Senoue

jun-senoue
Ano: 1993 – presente
País: Japão

Jun Senoue é um músico que participou de grandes trilhas da Sega como Daytona USA, Sega Rlly e até mesmo na série Sonic The Hedgehog, entretanto, sua veia é mais puxada para o rock tradicional/hard rock. Sua citação neste post vai para uma faixa especial de seus discos Works, com a participação do cantor Eric Martin, vocalista da banda Mr. Big.

E com isso ficamos por aqui, com muita música, jogos e um pouquinho de cultura inútil. Espero que tenha gostado das indicações e que meu texto não tenha ficado tão descartável quanto pareceu para mim, afinal, não quis me alongar demais porém por falta de tempo não pude dedicar tanto quanto gostaria ao falar sobre cada álbum.

Um abraço e até mais!

Anúncios

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s