Musicalizando

Alex Grey – Por trás da capa

Mais um artigo para a categoria Musicalizando, da série Por trás da capa. Hoje vamos falar de um artista um tanto diferente, transcendental, Alex Grey e desmistificar algumas concepções de suas ilustrações.

alex-grey

Alex Grey é um artista nascido em Ohio, EUA, em 1953, ilustrador e visionário, além de autor, professor e praticante do Vajrayana, um tipo de budismo tântrico e membro fundador da The Chapel of Sacred Mirrors, uma igreja visionária própria (sim, vamos falar melhor disso depois). Sua arte é marcada pela representação espiritual de imagens do corpo humano em suas diversas fases da vida, além do caminho para a iluminação espiritual por meio de imagens que dificilmente contém espaços em branco. A repetição de elementos como o fogo, olhos e rostos, além de “fios” que conectam o ser por dentro e por fora geralmente são itens presentes em suas ilustrações.

Diferente dos artistas Lasse Hoile e Mark Wilkinson, que já falamos aqui no blog, Alex Grey dificilmente trabalhou diretamente com as bandas no design de seus artes. Na realidade, o que aconteceu foi o contrário.

Artwork by Alex Grey - http://alexgrey.com - Pintura Net of Being, uma das pinturas que geralmente são associadas com a banda Tool

Artwork by Alex Grey – http://alexgrey.com – Pintura Net of Being, uma das pinturas que geralmente são associadas com a banda Tool

As ilustrações de Alex Grey ficaram famosas na mídia em massa por conta de seu envolvimento com a banda Tool, mas diferente do que as pessoas assumem, a maior parte das ilustrações associadas ao Tool não foram ilustradas especificamente para o Tool ou já existiam muito antes da banda ser associada a ele. Foi a banda que, no CD Lateralus, utilizou artes já existentes de Alex Grey como inspiração e ilustração do encarte do álbum. Oficialmente, duas imagens famosas foram feitas “sob medida” para o Tool: uma arte dissecada para o álbum Lateralus e a capa do álbum seguinte, 10.000 days.

Artwork by Alex Grey - http://alexgrey.com - Arte dissecada para o álbum Lateralus

Artwork by Alex Grey – http://alexgrey.com – Arte dissecada para o álbum Lateralus

Posteriormente o envolvimento de Alex Grey com a banda cresceu, principalmente por conta dos temas visionários e espirituais sugeridos nas músicas do Tool. Muitas das artes da série Progress of the Soul de Alex Grey foram utilizadas na turnê dos álbuns Lateralus e 10.000 days. Esta parceria chegou a render um clipe em computação gráfica para a música Vicarious, co-dirigido por Alex e o guitarrista da banda, Adam Jones. Algumas das pinturas mais famosas de Grey são representadas no vídeo. Por conta disso, muita gente associa diretamente Alex Grey = Tool, mas na verdade, Tool = Alex Grey.

Outras bandas também já se utilizaram da arte mística de Alex para montar as capas de seus álbuns, mas somente uma banda além do Tool comissionou uma arte especificamente de Grey, a banda The String Cheese Incident, em seu álbum, Tying the Not.

the-string-cheese-incident-untying-the-not-alex-grey

Como já mencionei, esta diferença geralmente implica em realizar uma montagem com uma arte já existente do ilustrador, sem o envolvimento do mesmo no design da capa ou em especificações para o álbum em si. Não sei bem como funciona o processo financeiro devido a autoria da imagem, mas é diferente de pagar o artista especialmente para este fim.

Da esquerda para direita, David Byrne - Visible Man, Tool - 10.000 Days e Meshuggah - Selfcaged

Da esquerda para direita, David Byrne – Visible Man, Tool – 10.000 Days e Meshuggah – Selfcaged

Muito antes de ser associado ao Tool, outros artistas famosos utilizaram artes já existentes de Alex Grey no encarte de seus discos, em menor escala, como o caso dos Beastie Boys e do Nirvana.

Encarte do álbum Ill Communication do Beastie Boys, com a pintura Gaia

Encarte do álbum Ill Communication do Beastie Boys, com a pintura Gaia

 

Encarte do álbum In Utero do Nirvana, com a pintura Muscle System (Pregnant Woman) na página da direita

Encarte do álbum In Utero do Nirvana, com a pintura Muscle System (Pregnant Woman) na página da direita

A banda de rock tribal psicodélico TELESMA foi ainda além com Alex. Em uma série de shows entre 2008 e 2010, Alex e sua mulher Allyson Grey pintaram novas artes ao vivo, no palco, enquanto a banda tocava. Interessante presenciar a calma dos dois enquanto o som que tá rolando.

O envolvimento de Alex com a arte como algo espiritual é tão grande que ele e sua mulher fundaram a “The Chapel of Sacred Mirrors” ou CoSM, um santuário para renovação espiritual através da contemplação da arte, com desenhos que examinam o espírito e o corpo humano, em uma jornada de progresso transcendental. Esta “igreja” atualmente não possui um local físico, entretanto há planos para a construção para 2020. Por hora, ela funciona como uma exibição de arte. Para 2016, está programada a entrega da construção do Entheon, uma instalação artística em Hudson Valley em Nova York, funcionando como o que me pareceu uma prévia do que será a instalação final, sendo o 5º projeto de arte com maior arrecadação até agora. Por fim, Alex e sua cultura filosófica está sempre engajado como a palestra do evento TED, que pode ser assistida no link a seguir.

A seguir você pode conferir uma série de links específicos que elencam os diversos aspectos de Alex Grey. Seu site é bem contempla uma infinidade de materiais relativos a sua arte e seus ideais. Confira abaixo para conhecer mais sobre este visionário. Um abraço e até mais!

Site oficial: http://alexgrey.com

Site da The Chapel of Sacred Mirros: http://cosm.org

Link do site sobre o projeto Entheon: http://cosm.org/support/entheon/

Loja: https://shop.cosm.org/

 

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s