Musicalizando

Mark Wilkinson – Por trás da capa

Aproveitando a onda do meu recente artigo sobre Lasse Hoile, o artista por trás do material gráfico de bandas como Porcupine Tree e Steven Wilson, resolvi escrever sobre outros artistas do gênero, numa série de artigos para o Musicalizando chamada Por trás da capa. Hoje vou falar sobre um artista que está presente em capas de álbuns que ouço desde criança, Mark Wilkinson.

Artwork by Mark Wilkinson - http://www.the-masque.com/mainpage.html

Artwork by Mark Wilkinson – http://www.the-masque.com/mainpage.html

Mark Wilkinson é um artista nascido em Windsor, Inglaterra, em 1952, com seus mais de 30 anos de experiência em ilustrações, trabalhando geralmente como freelancer. Seu estilo é basicamente surrealista, caracterizada em sua maioria pela grande quantidade de elementos e detalhes dentro de uma mesma cena. Os primeiros grandes trabalhos de Mark começaram em conjunto com uma de minhas bandas favoritas, Marillion.

Marillion - Market Square Heroes (1982), primer single ilustrado por Mark

Marillion – Market Square Heroes (1982), primeiro single ilustrado por Mark

Mark ilustrou praticamente todos os álbuns e singles da primeira fase da banda, que contava com o vocalista Derek William Dick, conhecido popularmente como Fish, que durou até o final dos anos 80. As ilustrações para os álbuns impressionam no detalhismo e até mesmo na caracterização do personagem utilizado pela banda na época, o bobo da corte (Jester). Pessoalmente, um dos maiores motivos pelo qual eu tenho os vinis do Marillion desta fase da banda é justamente por conta da peça de arte que eles representam.

Algumas das capas ilustradas para a banda Marillion

Algumas das capas ilustradas para a banda Marillion

Tanto a ilustração da capa quanto do verso foram um único desenho completo, cheio de referências e detalhes. Falando um pouco sobre detalhes, vamos utilizar uma capa especifica como exemplo, que por sinal, é uma das minhas favoritas, do album Fugazi.

Fotos do meu vinil do Fugazi, frente e verso

Fotos do meu vinil do Fugazi, frente e verso

Todas as sete músicas do álbum estão ilustradas na capa, representadas de alguma forma, segundo minha interpretação pessoal desde que me conheço por gente.

1 – Assassing: O homem suspeito no quadro, perseguindo uma mulher1-assassing-marillion-fugazi-mark-wilkinson

2 – Punch and Judy: O boneco

2-punch-and-judy-marillion-fugazi-mark-wilkinson

Nota: Punch e Judy é o nome de um teatro de bonecos tradicional britânico, um pouco controverso e violento

3 – Jigsaw: O quebra-cabeça, com a peça faltando bem na posição do coração do bobo da corte

3-jigsaw-marillion-fugazi-mark-wilkinson

4 – Emerald Lies: O vestido cor esmeralda

4-emerald-lies-marillion-fugazi-mark-wilkinson

5 – She Chameleon: O camaleão, que inclusive aparece na capa do album anterior, Script for a Jester’s Tears

5-she-chameleon-marillion-fugazi-mark-wilkinson

6 – Incubus: A pata do demônio

6-incubus-marillion-fugazi-mark-wilkinson

Nota: Apesar de ser o nome de uma banda famosa, Incubus ou íncubo é um demônio macho (com sua representação feminina, súcubo ou Succubus) que de acordo com as mitologia aparece nos sonhos das mulheres para engaja-las em atividades sexuais, sugando sua força vital

7 – Fugazi: A palavra no espelho.

7-fugazi-marillion-fugazi-mark-wilkinson

Além disso, existem outros elementos extra da capa referindo ao Marillion, como a ligação do personagem (o bobo da corte) da capa do álbum anterior com o personagem da capa do Fugazi, através do reflexo do espelho.

bonus-the-jester-marillion-fugazi-mark-wilkinson

Espalhado no chão da ilustração, é possível observar o vinil do álbum The Wall do Pink Floyd, o single Punch and Judy do Marillion e os álbuns Over e Fool’s Mate de Peter Hammill, e eu posso provar!

Pedaço da ilustração original

Trecho da ilustração original

 

Montagem feita com meus

Esquerda: Montagem feita com os álbuns em suas respectivas posições, Direita: Capa dos álbuns (no caso do The Wall do Pink Floyd, o encarte aberto)

Pensando no álbum como um todo, a palavra Fugazi, segundo Fish, significa “all fucked up” (ao pé da letra, tudo fudido), o que é bem representado pela figura completa.

Artwork by Mark Wilkinson - http://www.the-masque.com/mainpage.html

Artwork by Mark Wilkinson – http://www.the-masque.com/mainpage.html

E esta é apenas UMA CAPA. Eu poderia fazer um artigo gigantesco explicando cada uma, mas não vem ao caso. O que eu queria mostrar é que o nível da arte, coisa que hoje dificilmente se vê por ai.

Nota: O autor que vos fala esperou 20 anos pra poder finalmente escrever esta análise da capa do Fugazi e está emocionado com este fato, enquanto no momento que escreve ouve o álbum pela milésima vez.

 

Com a saída de Fish do Marillion, Mark continuou acompanhando o cantor em sua carreira solo (num rápido paralelo com o artigo anterior, assim como Lasse Hoile acompanha hoje Steven Wilson em sua carreira solo), ilustrando TODOS os seus álbuns de estudio até o presente momento (2016).

all-fish-covers-mark-wilkinson

Por fim, além de seu trabalho ao longo destes mais de 30 anos ao lado do Marillion/Fish, Mark já ilustrou capas de bandas famosas como Judas Priest, em álbuns como Painkiller, Angel of Retribution e Redeemer of Souls e em alguns álbuns do Iron Maiden. Inclusive Mark é responsável pelas artes do novo álbum, Book of Souls.

Artwork by Mark Wilkinson - http://www.the-masque.com/mainpage.html

Artwork by Mark Wilkinson – http://www.the-masque.com/mainpage.html – Como pode-se ver, o estilo detalhado e cheio de elementos continua a todo vapor

Em seu site oficial, The Masque é possível conferir o conjunto de sua obra, com seus trabalhos promocionais para eventos, estampas de camisetas e até mesmo ilustrações para HQs, como Judge Dredd . Seu site tem bastante material datado desde o inicio de sua carreira e em sua loja é possível comprar algumas reproduções e dois de seus livros, Masque (o qual estou extremamente interessado) e Shadowplay, contendo ilustrações e curiosidades de sua carreira.

Site oficial: http://www.the-masque.com/mainpage.html

 

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s