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Zombicide – um boardgame modular

Senta que lá vem textão! Hoje vou falar (bastante) sobre um jogo de tabuleiro que tenho jogado a anos e gostaria de compartilhar algumas experiências com vocês: Zombicide.

Zombicide é um boardgame cooperativo nascido de uma campanha Kickstarter em 2012, pela Guillotine Games que acabou dando mais do que certo e cada vez mais tem ganhado seu espaço aqui no Brasil desde que começou a ser distribuído pela empresa Galapagos Jogos.A campanha por si só já demonstrava a característica principal que me atraiu ao jogo: sua característica modular. Mas o que significa a palavra modular no contexto do jogo?


Começando

Para jogar o Zombicide, basta que você tenha um Kit de base, uma das chamadas Seasons (temporadas, no português ao pé da letra). Uma Season é uma caixa fechada, que possui todos os itens necessários para montar um jogo. Para descomplicar e como dica, vamos começar e falar somente da Season 1, o primeiro kit de base lançado.

Caixa da Season 1

Caixa da Season 1 – caixas organizadoras NÃO INCLUSAS (vou falar sobre isso depois), além de constar alguns itens de outra expansão na foto (falamos também disso mais tarde)

A exemplo, a Season 1 é composta por:

  • um Manual de regras
  • 6 fichas básicas de personagem com 6 marcadores de nível
  • 71 miniaturas (6 personagens, 1 abominação, 40 lerdos, 8 balofos, 16 corredores)
  • 9 tabuleiros-mapa (duas faces)
  • 6 dados
  • 1 ficha de saída
  • 4 fichas de carro
  • 6 de entrada de zumbis
  • 10 de objetivo
  • 12 de porta
  • 18 de ruído
  • 24 marcadores de habilidade
  • 42 cartas de zumbi
  • 62 de equipamento
  • 6 de ferimento
  • e por fim uma ficha de primeiro jogador, ufa…

Portanto, antes de começar a detalhar o jogo, mas já levando em conta sua característica modular, devo avisar que o Zombicide NÃO É um jogo:

  • Barato: Olha QUANTA coisa vem nessa caixa. O jogo também não é caro, mas o seu valor é influenciado pelo dólar. Comprei o jogo em conjunto com 4 pessoas, no valor de 250 reais faz algum tempo. Hoje você acha em torno de 300 reais a Season 1.
  • Pra jogar sozinho: Eu joguei sozinho uma dezena de vezes pra fazer alguns testes, entender o jogo, mas a diversão está na cooperação, na farra. O jogo na caixa é recomendado de 1 a 6 pessoas, porém, devido a sua característica modular isso pode mudar dependendo da missão ou se você tem mais módulos. Sim, vamos falar sobre isso mais pra frente.
  • Pra quem não tem cuidado com as coisas: Novamente, olha QUANTA coisa vem nessa caixa. O jogo é composto de muitas peças pequenas, portanto se você tem costume de perder suas coisas ou não ter o mínimo de cuidado e organização, nem continue a ler este post.
  • Pra quem tem preguiça de pensar um pouco: Apesar de não ser um jogo supercomplexo, ele tem muitas semelhanças a um RPG de Mesa: ficha, nível, habilidades, regras. Algumas coisas basta que um decore e explique para os demais quando precisa (como um Mestre do jogo no RPG de mesa), mas minimamente o jogador vai se deparar com diversas possibilidades de ações por turno.
  • Espaço: Algumas missões podem ser jogadas em uma mesa pequena, porém em sua grande maioria o espaço necessário é de pelo menos 1 metro quadrado. Mais a frente mostrarei isso no detalhe.
  • Criança: A menos que você tenha coragem (e grana suficiente) pra dar um jogo desses na mão de uma criança que minimamente já saiba ler e tenha um pouco de raciocínio lógico.
  • Rápido: Apesar de algumas missões levarem uma hora no máximo para serem jogadas, antes de começar cada jogo é preciso montar a missão, fruto da característica modular do Zombicide, a qual vou explicar (finalmente…).

Se você leu até aqui e não se assustou com a minha possível propaganda negativa do jogo, vamos ao que interessa.


Um boardgame modular – Jogo base

Uma partida de Zombicide, também chamada de Missão, equivale a um conjunto de três elementos, montados individualmente e especialmente para cada missão: um mapa, objetivos e regras especiais.

Um exemplo de missão do manual da Season 1

Um exemplo de missão do manual da Season 1, utilizando todos os tabuleiros-mapa

Cada mapa de cada missão é uma combinação de 2 ou mais tabuleiros-mapa, mais as posições de fichas de objetivos, portas, saídas de zumbi, saída da missão (caso haja), carros (caso haja) ou até mesmo objetivos adicionais representados por elementos do jogo.

O jogo principal vem com 9 tabuleiros-mapa, cada um com 2 faces, que podem ser posicionados de 4 formas diferentes para se encaixar com os demais, criando o mapa da missão. Eu não sei nem como calcular a quantidade de posições que os tabuleiros-mapa podem assumir para formar um mapa, mas posso garantir que o número é grande o suficiente para haver mais possibilidades de mapa do que tempo de vida pra jogar todos eles. Lógico que sem os objetivos e regras-extra, um mapa não faz um jogo. Os tabuleiros necessários, juntamente com as suas posições e as posições de seus conteúdos, sempre estão apontados na ficha, para facilitar a separação.

Uma vez montado o mapa da missão, há uma pequena introdução sobre o que está acontecendo (como se fosse o Mestre do RPG narrando a situação) que pode ser lida aos jogadores opcionalmente para aumentar a imersão no jogo, e então, os Objetivos e Regras especiais.

Os Objetivos variam bastante de missão para missão, mesmo dentro “somente” das 10 missões do manual, como pegar todas as fichas de objetivo (os X), simplesmente sair do mapa, matar um zumbi especifico ou uma quantidade especifica, e por aí vai. Dificilmente uma missão é parecida com a outra, até porque, existem variáveis demais que deixam o jogo ainda mais único. As Regras Especiais, em adição aos Objetivos, criam obstáculos ou condições na missão, modificando o jogo em si.

Vale a pena mencionar que toda ficha de missão aponta como referência um nível de dificuldade, quantidade de sobreviventes (não querendo dizer jogadores) e tempo estimado. Geralmente estes dados acabam batendo, mas pode acontecer de no meio da missão alguém fazer alguma cagada ou uma horda de zumbis aparecer e esse tempo/dificuldade podem mudar.  Conforme os sobreviventes matam zumbis, eles aumentam de nível, ganhando habilidades extras, mas também mudam o nível das cartas de entrada de zumbis, deixando o jogo mais difícil.

Dica: A menos que a missão diga o contrário, faça como no The Walking Dead, mate somente o necessário. Não tente dar uma de Rambo.

Missão 3 do manual, em curso

Missão 3 do manual, em curso

Como mencionei mais acima, para se jogar Zombicide é necessário ter um espaço disponível, de pelo menos 1 metro quadrado, só para os itens do jogo. Isso pode ser um ponto negativo, mas também acaba prolongando a vida do jogo, afinal, se você não tem uma mesa desse tamanho, pode jogar no chão, porém, depois algum tempo de jogo não tem costas que aguentem.

Medidas para referência de uma missão utilizando 9 tabuleiros-mapa

Medidas para referência de uma missão utilizando 9 tabuleiros-mapa

Cada jogador deve receber pelo menos um sobrevivente para poder jogar, o que significa que ele recebe uma ficha de jogador e controla uma miniatura no mapa. Cada missão indica o número mínimo de jogadores, portanto, como exemplo, se você estiver em 3 pessoas e a missão disser que o mínimo é 4, recomendo entregar 2 sobreviventes pra cada um, pra ficar equilibrado.

Ficha de jogador

Ficha de jogador

Antes do jogo começar, a única coisa que precisa estar presente na ficha é o marcador preto (no topo da barra de nível), posicionado em zero. Este marcador, como acho que ficou óbvio, marca o nível do seu personagem. Cada zumbi que você mata, sobe 1, exceto se for algum zumbi especial ou algum objetivo/regra especial modificar esta regra. Objetivos/regras especiais podem elevar o nível do personagem (exemplo: pega um objetivo, ganha 5 pontos).

A barra de nível é dividida em 4 partes: Azul, Amarelo, Laranja, Vermelho (quase no fim). Cada vez que você muda de cor o seu personagem ganha uma das habilidades listadas abaixo da cor, porém a cor utilizada como referência nas cartas de zumbi também muda.

Cartas de sorteio de zumbis, atenção como a dificuldade muda com a cor

Cartas de sorteio de zumbis, atenção como a dificuldade muda com a cor

No início do jogo são distribuídos itens iniciais (aleatórios, tem que sortear) para cada sobrevivente, que servirão como armas iniciais (geralmente 1 Pé de Cabra, 1 Machado, 1 Pistola e até 3 panelas), exceto para personagens que já começam como algum item ou arma específicos. Posteriormente outros itens poderão ser procurados e encontrados no mapa, como a Serra-Elétrica na ficha do meu personagem.

Cartas de itens (armas, equipamentos e afins)

Cartas de itens (armas, equipamentos e afins)

Na prática, o jogo funciona da seguinte forma: um turno dos Sobreviventes, onde cada um pode executar três ações, dentre várias opções de ação, um turno dos Zumbis. No turno dos Zumbis eles se movem e podem atacar sobreviventes que estejam o seu alcance. Além disso, todo turno são sorteados zumbis para cada zona de entrada de zumbi ativa.

Na Season 1, existem 4 tipos de Zumbis: Lerdos, Balofos, Corredores e a Abominação, cada um deles possui características diferentes, que estão bem explicadas no manual. Vale a pena ressaltar a alta qualidade e detalhamento das miniaturas..

Do lado esquerdo: dois tipos de Lerdos, lado direito: um Corredor e um Balofo

Do lado esquerdo: dois tipos de Lerdos, lado direito: um Corredor e um Balofo

 

Close na Abominação, o "chefão" da parada

Close na Abominação, o “chefão” da parada

 

Esquerda: Abominação Tóxica (vamos falar dela mais pra frente), Direita: Abominação "normal"

Esquerda: Abominação Tóxica (vamos falar dela mais pra frente), Direita: Abominação “normal”

Não acho que vale a pena gastar teclado explicando cada detalhe do jogo em si aqui no Blog, como cada tipo de ação, combate e afins, até porque:

  1. O manual, em Português, pode ser baixado gratuitamente do site da Galápagos Jogos, representante da Guillotine Games aqui no Brasil: https://www.galapagosjogos.com.br/jogos/zombicide
  2. Só se aprende mesmo jogando
Detalhe do jogo em curso

Detalhe do jogo em curso

 

Detalhe do jogo em curso

Detalhe do jogo em curso

Até aqui, estamos falando somente da Season 1, mas como insisto em dizer aqui várias vezes, o Zombicide é um jogo modular, logo, vamos dar uma olhada nos módulos que podem expandir o jogo, caso você ache que até aqui tá pouco.


Um boardgame modular – Expandindo o jogo

O Kit de base da Season 1, vem com 9 mapas, 4 tipos de zumbi, 6 sobreviventes básicos, seu conjunto de regras e 10 missões únicas, além do resto da parafernália. Devido a quantidade de variáveis que mencionei, dificilmente uma missão vai ter o mesmo resultado se você joga-la duas vezes, mas no final, o objetivo será o mesmo, o descrito na ficha. A maioria dos boardgames não modulares geralmente são sempre o mesmo jogo, com seus mesmos objetivos, jogados dezenas de vezes até enjoar. O Zombicide já é diferente, oferecendo na caixa 10 missões diferentes, mas supondo que, assim como eu, você ache isso pouco pelo valor pago, esse é apenas o começo do Zombicide.

 

Missões extra

Sem pagar um único centavo adicional, no site oficial do Zombicide (materiais em Inglês), que já oferece PDFs dos manuais/cópias de regras especificas e aplicativos para auxiliar no jogo, você pode fazer o download de dezenas de missões adicionais montadas por jogadores e aprovadas pela Guillotine Games. Sim, dezenas, e para quem tem criatividade pra isso, a empresa oferece um editor de mapas e missões pra você fazer as suas e ainda premia as melhores missões com brindes exclusivos do jogo. O único problema para muitos que residem no BR é que o material oficial extra é todo em inglês, PORÉM, existem duas alternativas se este é um problema para você:

  • Na área de Downloads da página oficial do Zombicide no site da Galápagos Jogos você encontra uma parcela adicional de missões traduzidas, além dos manuais em português: https://www.galapagosjogos.com.br/jogos/zombicide
  • No grupo Zombicide Brasil no Facebook, mais especificamente no tópico fixo do grupo, você encontra traduções não oficiais (porém muito boas) de todas as dezenas de missões do site oficial do Zombicide MAIS a tradução de outras dezenas de missões não oficiais lançadas na Internet por jogadores: https://www.facebook.com/groups/zombicide/

Falando somente do kit de base, a Season 1, são quase cinquenta missões adicionais, juntando os conteúdos da Galápagos e do grupo.

Missões extra impressas, somente Season 1

Missões extra impressas, somente Season 1

A diversidade das missões adicionais acrescenta um novo nível ao jogo, desde missões rápidas, com mapas pequenos e poucos elementos, a fim de acelerar um pouco o jogo e facilitar a jogatina de várias missões em poucas horas, até missões enormes, divididas em partes, rendendo muito mais horas do que as missões básicas do manual.

Missão Cidade das Alavancas, divida em várias partes, com regras especiais, como começar a missão com Sobreviventes já em um determinado nível

Missão Cidade das Alavancas, divida em várias partes, com regras especiais, como começar a missão com Sobreviventes já em um determinado nível. Essa é loka, recomendo

Sobreviventes extra – Special Guest Boxes

Além das missões extras, você pode comprar separadamente sobreviventes adicionais para incrementar o jogo. Eles vem em caixas separadas, chamadas de Special Guest Boxes, atualmente um produto importado.

Special Guest Boxes - Primeiro set

Special Guest Boxes – Primeiro set

Cada caixa vem com 2 personagens diferentes, composta por 4 miniaturas (versão Sobrevivente e Versão Zumbi), 3 fichas de personagem para cada um (uma em espanhol, uma em inglês, uma em francês) e um marcador de nível extra pra cada.

Conteúdo de uma Special Guest Box

Conteúdo de uma Special Guest Box

Estes personagens geralmente possuem habilidades diferentes do usual, principalmente pra quem tem somente a Season 1. A exemplo, meu personagem favorito, Padre Johnson, como habilidade inicial, causa 3 pontos de dano independente da arma de mão que ele utiliza.

Padre porradeiro

Padre porradeiro

Vale ressaltar que este é praticamente um item de colecionador, com suas miniaturas detalhadas e muito bem produzidas, portanto o valor é proporcional. Na época em que compramos estas 3 caixas, importadas da Hungria em 2014, saiu 80 reais por caixa.

Detalhe da miniatura do Padre Johnson

Detalhe da miniatura do Padre Johnson

Atualmente (2016) são 8 Special Guest Boxes, conforme indicado no site oficial da Guillotine Games: https://zombicide.com/en/special-guest-boxes/

Para quem tiver a oportunidade de comprar o Zombicide através das campanhas do Kickstarter, são dezenas de personagens adicionais oferecidos como recompensa, geralmente inspirados em ícones do cinema e televisão.

Exemplo: Personagem Benny, que é basicamente o Sylvester Stallone no Mercenários

Exemplo: Personagem Benny, que é basicamente o Sylvester Stallone no Mercenários

Estes itens são colecionáveis únicos que somente podem ser posteriormente comprados dos jogadores que participaram da campanha do Kickstarter ou eventos da Guillotine, logo seu valor pode ser muito mais alto que as Special Guest Boxes. Eu mesmo já vi em sites como eBay algumas miniaturas sendo vendidas a 100, 200, até 400 dólares. A lista tem no site da Guillotine: https://zombicide.com/en/promo-survivors-gallery/

Tem gente que compra pra colecionar, até pintar, mas ai é outro capítulo que eu não me aventurei e nem pretendo.

Seasons e Expansões

Além do kit de base usado como exemplo aqui, a Season 1, existem atualmente (2016) outros dois kits de Base: Season 2 – Prison Outbreak e Season 3 – Rue Morgue e duas expansões: Toxic City Mall e Angry Neighbors. A diferença entre os kits de base e as expansões é que os kits de base funcionam individualmente, enquanto as expansões, mais baratas, exigem pelo menos um kit de base, entretanto, cada novo kit de base/expansão adiciona novas regras, itens, objetos, tipos de zumbis e até mesmo modos de jogo, aumentando a complexidade do jogo em si.

Expansão Toxic City Mall

Como experiência, compramos a expansão Toxic City Mall e jogamos algumas missões, sugeridas no próprio manual, que conta com 6 missões para serem jogadas com a Season 1 e 4 com a Season 2. Com o aumento da complexidade do jogo, uma das partidas, como exemplo, durou quase 5 horas, o que assustou um pouco a galera.

Só o Toxic City Mall introduz uma série de elementos novos como:

  • Zumbis tóxicos: Basicamente toda vez que você mata esses putos, eles causam 1 de dano no Sobrevivente que o matou caso ele esteja na mesma zona. Ou seja, usar armas de mão nesses malditos é um problema.
  • Abominação tóxica: Todo turno, todos os zumbis que estão na mesma zona que ela se tornam tóxicos, a menos que não haja mais miniaturas.
  • Barricadas: Os sobreviventes podem construir barricadas, barreiras no cenário. Muito útil pra trancar uma horda de zumbis dentro de uma área fechada
  • Pilhas de lixo: Bloqueios dentro do mapa, impedindo que determinada área seja acessada
  • Modo Ultravermelho: regra adicional de arma para quem chega no nível Vermelho
  • Sobreviventes Zumbi: falaremos deles no próximo tópico

As cartas de Zumbis tóxicos, novos equipamentos e as regras de Modo Ultravermelho e Sobreviventes Zumbi podem ser usadas independente da missão conter ou não mapas do Toxic City Mall. Ou seja, quando você compra a expansão, você recebe um novo set de elementos para serem usadas mesmo em partidas do kit de base, mas eu recomendo somente se a frequência que você joga é razoavelmente alta e se você tem bastante tempo disponível pra poder jogar uma missão de 5 horas de duração, por exemplo.

O mesmo vale para os outros Sets, que incrementam ainda mais a quantidade de elementos, regras e afins. No fim, acabamos optando por não usar com frequência a expansão e a vendemos.

A expansão Angry Neighbors vem com 15 missões, 5 para cada kit de base (Seasons 1, 2, e 3). Não posso falar muito sobre o quanto ela acrescenta/complica o jogo pois não joguei com ela. Talvez ela seja mais balanceada que o TCM.

Nota: Adicionalmente, não recomendo a compra do Toxic City Mall se você não tem a Season 1, por conta do próximo item.

Sobreviventes Zumbi

Como citei algumas vezes aqui no post, a partir da primeira expansão todos os sobreviventes possuem sua versão Zumbi. Quando um Sobrevivente é morto por um zumbi, ele pode “ressuscitar” depois de um turno, como um Zumbi. A miniatura é trocada e o verso da ficha de personagem é utilizado, mantendo os mesmos equipamentos e nível do personagem antes de morrer. Diferente do Sobrevivente normal, que morre com 2 ferimentos, o Zumbi precisa de 5.

A expansão Toxic City Mall vem com a miniatura zumbi dos 6 personagens da Season 1 além dos personagens novos que ela introduz, juntamente com as fichas dupla face atualizadas, portanto, se você não tem a Season 1 e quiser utilizar estes personagens, vai precisar improvisar, usando a mesma miniatura para as duas versões do personagem, já que no TCM não vem a versão humana destes sobreviventes.

Sets adicionais

Além dos Kits de Base, expansões e as Special Guest Boxes, existem os sets adicionais, com outros tipos de personagens, como cachorros (companheiros e zumbis), corvos, zumbis especiais e até mesmo versões avançadas, ainda mais poderosas, dos personagens dos Kits de Base. Algumas destas caixas já foram trazidas pela Galápagos e podem ser adquiridas aqui no Brasil. No total, atualmente (2016) são 13 sets diferentes.

Set adicional Murder of Crowz

Set adicional Murder of Crowz

Kits Gaming Night

Talvez o extra mais “estranho”, estes kits suplementares contém um Sobrevivente exclusivo e um conjunto de missões para serem jogados com determinado Kit de base. A única coisa estranha é que vem 6 da mesma miniatura do Sobrevivente (normal/zumbi). Pra que 6 do mesmo? Vai entender…

O kit é legal, mas a quantidade de miniaturas repetidas eu não entendo

O kit é legal, mas a quantidade de miniaturas repetidas eu não entendo

Tabuleiros-mapa e Zumbis Extras

Todos os tabuleiros-mapa e miniaturas/cartas de Zumbi porem ser adquiridos individualmente em caixas extras. Estas caixas servem para aumentar a disponibilidade de miniaturas de zumbi ou substituição de tabuleiros-mapa, mas com um pouco de gambiarra improviso e criatividade é possível jogar conteúdos de outros kits de base utilizando o kit que você já tem, desde que você não se incomode com um texto ou outro em inglês, já que estes extras não foram traduzidos e trazidos pela Galápagos.

Outros produtos

No exterior a Guillotine também vende caixas para guardar o Zombicide e um livro de missões adicionais. Não sei quanto ao livro, pois não vi o seu conteúdo (nem tive interesse, afinal, com mais de 50 missões impressas não preciso de mais), mas pelo que analisei as caixas organizadoras não compensam. Além de mais caras do que uma caixa organizadora comum, dificultam a organização do jogo se for utilizar a caixa original. Mais a frente você vai ver uma solução muito mais barata e que pode ser adquirida aqui mesmo no Brasil.

Ufa, é coisa pra caramba, certo? Como se não bastasse o Zombicide, este ano (2016) a Galapagos trouxe o Zombicide Black Plague, a versão medieval do Zombicide. É um jogo separado, que funciona mais ou menos como o Zombicide normal, com a temática medieval.

Sente o drama medieval zumbi da parada

Sente o drama medieval zumbi da parada

Farei um post separado sobre ele assim que o tiver experimentado melhor! Compramos na loja online Taverna Geek com um descontinho especial.


Dicas para extender a vida útil do Zombicide

Supondo que você leu até aqui, comprou o Zombicide ou já tem, está na hora de falarmos sobre algumas dicas para facilitar o manuseio e cuidado com o jogo, tão importantes quanto saber jogar, na minha humilde opinião, afinal, essa brincadeira não sai barato. Algumas das dicas abaixo valem independente do kit de base que você tiver, enquanto outras valem para a Season 1, mas você pode se inspirar e fazer o mesmo com outros kits/expansões.

Cartas

Apesar das cartas serem feitas de um material de qualidade, com o tempo, assim como qualquer baralho de cartas, as bordas desgastam ao embaralhar. Isso não tem jeito, porém, as cartas do Zombicide são compatíveis com sleeves padrão Mini Americano (tamanho 41x 63mm). Dois pacotes de 50 são mais do que suficientes para o baralho da Season 1. Os sleeves facilitam na hora de armazenar e ainda elevam a vida útil das cartas.

Kit de sleeves que servem nas cartas do Zombicide

Kit de sleeves que servem nas cartas do Zombicide

Fichas

As fichas do Zombicide, pelo menos da Season 1, são envolvidas por uma fina tira de papel, mas que as deixa fixas dentro da caixa. Se você quiser conservar esta tira, assim como eu, é muito simples. Basta que você coloque apenas 4 das 6 fichas primeiro, depois coloque com cuidado 1 delas e em seguida a última. Isso diminui drasticamente as chances de rasgar a tira.

Zombicide - Armazenando as fichas

Não encontrei nenhum material plástico (sleeve) no tamanho das fichas, e plastifica-las seria um absurdo, portanto, se você souber de algo do tipo para conservar as fichas (assim como tabuleiros-mapa, fichas de objetivo e outros componentes), por gentileza me avise nos comentários.

Armazenando as Miniaturas

Originalmente as miniaturas do Zombicide vem num plástico moldado para comporta-las, porém além de ser frágil, são 71 miniaturas pra ficar colocando e guardando no molde exato, que dificulta bastante na montagem e desmontagem do jogo.

Plástico original da Season 1 para Sobreviventes e Abominação

Plástico original da Season 1 para Sobreviventes e Abominação

Além disso, as fichas de objetivo, entrada de zumbis e afins, uma vez destacadas do molde original, ficam soltas na caixa. Para resolver isso, compramos duas caixas organizadoras.

Detalhe de uma das caixas, já mostrada em outra foto aqui do post

Detalhe de uma das caixas, já mostrada em outra foto aqui do post

O único problema de utilizar caixas organizadoras, se for manter a caixa original do Zombicide, é que elas ficam sambando por conta do tamanho. Pra isso, optamos por comprar caixas organizadoras praticamente do mesmo tamanho que as caixas originais das miniaturas e, na hora de guardar as caixas organizadoras, as colocamos dentro das caixas originais.

Comparação das caixas organizadoras com as caixas das miniaturas originais

Comparação das caixas organizadoras com as caixas das miniaturas originais

Caso queira fazer o mesmo, atenção para as dimensões das caixas das miniaturas originais:

Caixa maior = 29,5cm de comprimento x 19,5cm de largura x 7cm de altura

Caixa menor = 23cm de comprimento x 9,5cm de largura x 7cm de altura

As caixas organizadoras devem ser pelo menos 0,5cm menores em cada dimensão, para não ficarem muito justas e correr o risco de danificar as caixas originas. Como pode ver na foto, na menor estão os sobreviventes (Normal e Zumbi do TCM) e as Abominações (Normal e TCM) e na caixa maior todo o restante somente Season 1. Compramos uma outra caixa exclusiva para o TCM.

Organização da Caixa (Season 1)

Pode parecer um tópico inútil ou até óbvio, mas nem todo mundo guarda os elementos dentro da caixa da melhor maneira, forçando um ou outro elemento, portanto, aqui vai a sequência que utilizo para guardar o jogo, a fim de preserva-lo e elevar sua vida útil.

Lógico que tem outras maneiras de guardar o jogo, mas aqui vai o meu método

Lógico que tem outras maneiras de guardar o jogo, mas aqui vai o meu método

  1. Mantenha os tabuleiros-mapa no molde da caixa, tomando cuidado na hora de tirar, para não raspar nas bordas do molde. Por cima, coloco as fichas.
  2. Coloque as duas caixas, respeitando a maldita seta e, de preferência, utilize o molde de plástico original (no qual vem as cartas) para fixar a caixa menor. Com isso, todo o conteúdo que está por baixo fica imóvel sob pressão.
  3. Se você não utilizar o manual com frequência, recomendo que coloque embaixo do molde para os tabuleiros-mapa. Geralmente mantemos para consulta, dentro de um plástico, na parte de cima.
  4. Feche a caixa e pronto, está tudo armazenado sob pressão, evitando o samba dentro da caixa, que detona tudo o que vê pela frente.

Adicionalmente eu mantive a caixa original da Galápagos, colocando o jogo e um pacote com as missões extra dentro, e a caixa dentro de uma sacola grande, com as três caixas do Special Guest Box (ufa…). Todo esse cuidado é um saco, mas pelo menos preserva o jogo nas melhores condições. Pra se ter uma ideia, o jogo da foto tem quase dois anos de uso e quase tudo continua do jeito que veio, mesmo depois de muitas partidas. Eventualmente os tabuleiros-mapa vão envergar por conta da umidade do ar e tempo do material, mas isso por hora não aconteceu.

Este tipo de cuidado também tem relação com o valor de revenda do Zombicide. O jogo em si bem como seus itens colecionáveis possui um bom valor de mercado, ainda mais se você souber onde vender (como por exemplo no Grupo do Facebook). Geralmente um Zombicide bem cuidado acaba valorizando, sendo possível vende-lo até mesmo por um valor provavelmente igual ou superior ao que você pagou com folga.

Como experiência pessoal, coloquei o Zombicide Toxic City Mall para vender no grupo do Facebook Zombicide Brasil em um Sábado à meia-noite e à 1 hora da manhã já tinha feito a venda e recebido 5 contatos de outros possíveis compradores.


Concluindo

Eu nunca fui muito fã de jogos de tabuleiro, como Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida e afins, então ter hoje o Zombicide como uma referência de boardgames modernos me animou um pouco nesse sentido. É uma diversão diferente, principalmente se você tem um grupo de amigos pra jogar. Devido a sua característica modular e complementos, a vida útil do jogo é bem longa.

Em breve farei um novo post, falando sobre o Zombicide Black Plague, mas por hora, se você nunca tinha visto o Zombicide, espero que tenha gostado (quem sabe até compre um). Se já conhecia, espero que este artigo tenha sido útil de alguma forma. Não esqueça de comentar suas experiências aqui no post e compartilhar suas opiniões. Um abraço e até mais!

 

Bônus: Como um camarada me perguntou, resolvi colocar aqui também. Todas as fotos do post (e acho que do blog inteiro), exceto as imagens retiradas do Site Oficial do Zombicide, foram tiradas com a câmera do meu celular, com um pouquinho de Photoshop, mas especificamente as fotos das miniaturas e a olho de peixe da partida foram tiradas também com a câmera do celular, mas com um conjunto de lentes de vinte reais que comprei no AliExpress =D

Lentes direto da China by AliExpress

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