Musicalizando

Jazz nos Games – 5 discos de arranjos e 5 trilhas originais para aproveitar a vibe

Jazz é um termo utilizado erroneamente muitas vezes para classificar exclusivamente músicas para as quais as pessoas ficam estalando os dedos, com harmonias confusas de saxofone e bandas com muitos membros mas que não são uma orquestra ou Slipknot. Muito pior talvez um estilo de dança se chamar Jazz e se apresentar usando todo o tipo de música menos Jazz, enfim… Acho que não há melhor análise atual para elencar o que significa o Jazz do que esta matéria do nosso blog parceiro Rock Em Balboa: Genoma do Rock – Jazz: O irmão do blues…

Ainda sim é difícil falar o que realmente o som do Jazz representa, tanto que alguns dos exemplos abaixo estarão apenas à beira do “verdadeiro Jazz”, mas ainda sim, são características fundamentais do Jazz a improvisação, síncope e ritmos herdados do blues, presentes em todos os exemplos.

O Jazz está presente fisicamente ou apenas influenciando diversos temas e ritmos que nos deparamos no dia a dia, como na indústria de games. Sem dúvida a indústria de games, especialmente nas décadas de 90 e nos anos 2000, experimentou e aproveitou das limitações dos jogos para criar trilhas sonoras ainda sim incríveis. Eu particularmente sou fanático por trilhas de jogos e acho que se fosse escrever tudo o que gostaria levaria anos e não terminaria, portanto, fiz uma coletânea rápida para o Musicalizando, sem muitas delongas e analises, mas com muito conteúdo, sobre o supra sumo da influência do Jazz nas trilhas de jogos.

Começando, elencarei arranjos em jazz de trilhas de alguns jogos famosos e em seguida colocarei algumas trilhas sonoras oficiais que se aproveitaram de elementos ou do jazz como um todo em suas canções, com uma breve ficha sobre o jogo e alguns comentários.

Lembrando que se algum link estiver fora do ar, por gentileza me avisem para substituição.


Arranjos em Jazz


Phoenix Wright – Gyakuten meets jazz soul

Gyakuten meets jazz soul

Jogo: Série Phoenix Wright
Ano: 2001
Console: GameBoyAdvance/Nintendo DS
Gênero: Visual Novel

Esta foi a primeira trilha arranjada em jazz que tive contato e foi através dela que me interesse em explorar os arranjos deste gênero começou. O disco é uma coletânea com temas dos três primeiros jogos da série. Confesso que senti falta de alguns temas específicos, pois sou fã do jogo, mas sei que os temas foram escolhidos para criar uma atmosfera mais leve. A primeira faixa, Ace Attorney – Court Begins Blue Note Scale e a oitava, Godot – The Fragrance of Dark Coffee, foram as que foram melhor adaptadas, capturando a essência das músicas originais.

Original

Arranjo

 

Monster Hunter The Jazz

Monster Hunter The Jazz

Jogo: Monster Hunter
Ano: 2004
Console: Playstation 2
Gênero: Action RPG

Monster Hunter não é bem uma série consolidada por suas trilhas, pois já pertence ao que chamo da “geração orquestra”, que é a geração de jogos após a geração do PS2 que já se utilizam de orquestras ou bandas para compor e tocar as músicas, sem a criação de temas com poucas notas. A limitação dos consoles mais antigos trazia temas mais característicos, que mesmo arranjados, continuam incríveis. Enfim, não é este o caso. As trilhas do Monster Hunter ficaram bem mais interessantes com este arranjo em Jazz, como o tema que escolhi para ilustrar, Awakening. Mesmo para quem não conhece as trilhas ou não lembra, o instrumental arranjado é bem agradável.

Original

Arranjo

Chrono Trigger Arranged Version: The Brink of Time

Chrono Trigger Arranged Version: The Brink of Time

Jogo: Chrono Trigger
Ano: 1995
Console: Super Nintendo
Gênero: RPG

Sem dúvida um arranjo surpreendente. Foi difícil escolher apenas uma música como exemplo, então tentei procurar a versão mais destoante entre a original e a arranjada, mas que mantém o tema. Chrono Trigger foi um RPG que marcou gerações, unindo um estilo de batalha inovador, a arte de Akira Toriyama (vulgo cara do Dragon Ball) e trilhas maravilhosas de Yasunori Mitsuda. Músicas como Undersea PalaceGuardia Millennial Fair ficaram bem interessantes. Muitos fans da série criticaram o uso de guitarras  e alguns arranjos com um jazz mais ácido, porém sou suspeito em criticar, pois gosto bastante de arranjos em outros estilos, como jazz e metal. Para quem quer ouvir a trilha original, ouça a original, simples.

Original

Arranjo

 

F-Zero Jazz Arrangement

F-Zero Jazz Arrangement

Jogo: F-Zero
Ano: 1990
Console: Super Nintendo
Gênero: Corrida

Outro jogo do Super Nintendo que recebeu um arranjo em Jazz, F-Zero possui temas definitivamente pesados e rápidos, com o uso e abuso de leads de teclado e solos, entretanto, sua versão em jazz, apesar de manter as notas clássicas de cada tema, oferece uma nova abordagem, com uma mescla de soft e acid jazz. Minha música favorita de todos os jogos da série, Fire Field, um tema explosivo e bem solado, ficou mais clean e com o uso do piano elétrico recebeu um novo ar. Sem dúvida é um álbum que respeita a nostalgia mas ao mesmo tempo é agradável de se ouvir.

Original

Arranjo

NieR Gestalt and Replicant: Jazz Arrange Version Vol 1 e 2

Jogo: NieR
Ano: 2010
Console: Playstation 3/XBOX 360
Gênero: Action RPG

Como o último arranjo que escolhi, NieR não é um jogo que representa alguma nostalgia para mim, porém me chamou a atenção o contraste entre a trilha sonora original mais gótica e orquestrada, com temas melancólicos em sua grande maioria. Já o arranjo utilizou uma aproximação mais leve, entretanto os vocais instrumentalizados de algumas canções mantiveram o sabor das notas em escalas menores. A trilha sonora perde um pouco de seu poder no arranjo, portanto em alguns momentos mal parece que são as mesmas músicas. Vale a pena conferir ainda sim.

Original

Arranjo

Bonus 1 – Okami Henkyokushuu Vol. 2: Jazz

Okami Henkyokushuu Vol. 2: Jazz

Jogo: Okami
Ano: 2006
Console: Playstation 2
Gênero: Aventura

Este é um update de 04/07/2016. Acabei encontrando este álbum enquanto pesquisava por um outro assunto relacionado. Foram lançados vários volumes de álbuns arranjados do Okami com estilos diferentes, como música tradicional japonesa (apesar das músicas do Okami já puxarem para este lado), jazz, lounge, orquestra e afins. O arranjo é bem profissional, bem puxado para o jazz puro, bem suave de ouvir com alguns toques mais agitados dependendo da canção. Totalmente recomendado.

Original

Arrranjo

Bonus 2 – Super Mario World Arranged Soundtrack

super-mario-arranged-soundtrack

Jogo: Super Mario World
Ano: 1990
Console: SNES
Gênero: Plataforma

Mais um update de 04/07/2016, o achado do dia. Que álbum esplendido. Não tenho palavras para descreve-lo, só senti-lo. O feeling jazzy das músicas do Super Mario sempre existiu nas entrelinhas mas depois adicionar uma guitarra de verdade, uma bateria, um saxofone e o arranjo dos demais instrumentos, sob um baixo aparentemente fretless, sem dúvida trouxe a nostalgia das antigas canções do meu segundo videogame para um outro nível. Sensacional!

Original

 

Arranged

 


Trilhas originais


Marvel VS Capcom 2 Original Soundtrack

Marvel VS Capcom 2 Original Soundtrack

Jogo: Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes
Ano: 2000
Console: Arcade
Gênero: Luta

Acho que até hoje esta trilha é um pouco inesperada para um jogo de luta. Composta com temas alegres, o uso de saxofones e piano, não é bem o que você ouvir enquanto está socando e chutando o adversário em sequências de combos (intermináveis se você souber usar o Magneto). Alguns temas usam até vocais (masculinos ou femininos), além do destaque para o baixo das músicas, extremamente notável e agradável e não tão comum se você comparar com trilhas de outros jogos de luta, como Street Fighter e Mortal Kombat. Tranquilamente você poderia colocar esta trilha para tocar e quem não conhece jamais notaria que a trilha é de um jogo, principalmente de luta.

Digital Devil Saga: Avatar Tuner

Digital Devil Saga: Avatar Tuner

Jogo: Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga
Ano: 2004
Console: Playstation 2
Gênero: RPG

Nem todas as trilhas sonoras deste RPG demoniaco e sensacional podem se enquadrar neste post sobre jazz, mas definitivamente as trilhas que se enquadram, são de cair o queixo. O compositor que assina a trilha, Shoji Meguro, é responsável pela versatilidade das dezenas de jogos da série Shin Megami Tensei, lançada pela Atlus. Eu recomendo qualquer trilha que ele tenha composto. Algumas trilhas mesclam o jazz com leads eletrônicos e texturas sonoras mais obscuras, enquanto outras usam e abusam do piano na base. Você vai encontrar algumas músicas no estilo rock ou metal no meio, porém poderá aproveitar de uma seleção de jazz muito diferente do usual.

 

L.A. Noire Official Soundtrack

L.A. Noire Official Soundtrack

Jogo: L.A. Noire
Ano: 2011
Console: Playstation 3/XBOX 360
Gênero: Ação

Um game com atmosfera Noir dificilmente teria uma trilha diferente do que a oferecida por L.A. Noire. Por se tratar de um jogo mais novo, as trilhas são bem mais complexas do que as duas primeiras que coloquei aqui, e além do fato de que os consoles atuais, com relação a música, não apresentam limitações de espaço ou canais de som. Mesclando jazz e blues, a trilha sonora é bem intensa e parece bastante com trilhas de filmes de máfia. A música que escolhi para ter uma noção da beleza da trilha é “só” o tema do menu do jogo. Uma música belíssima destas, composta “apenas” para o menu. Sensacional.

 

Grim Fandango Original Game Soundtrack

Grim Fandango Original Game Soundtrack

Jogo: Grim Fandango
Ano: 1998
Console: PC
Gênero: Aventura point-and-click

Mais uma trilha que possui uma mescla de trilhas, porém com a presença pesada de elementos de jazz, Grim Fandango é um jogo do passado, que recentemente teve sua versão remasterizada, e consequentemente suas trilhas, já não mais tão reféns de nenhum tipo de limitação dos computadores e consoles atuais. Uma característica pode ser identificada nas trilhas como um todo, que é a improvisação, mesmo dentro de temas, o que dá um sabor bem ácido e dançante para algumas das músicas. Joguei pouco do jogo no passado e acabei surpreso com a versatilidade das composições.

Hotel Dusk Room 215

Hotel Dusk Room 215

Jogo: Hotel Dusk: Room 215
Ano: 2007
Console: Nintendo DS
Gênero: Aventura point-and-click

Por fim, reservei uma pequena trilha sonora original de um jogo de Nintendo DS, uma plataforma que possui algumas limitações, mas ainda sim, conseguiu entregar uma trilha sonora em estilo jazz/blues muito bonita: Hotel Dusk. Acabei jogando pouco este também, mas o que me chamou a atenção foram as trilhas. Apesar da limitação da plataforma, o piano e os leads em coro, como da música que escolhi, são agradáveis, além de que a base do baixo é facilmente identificada e completa bem os temas mais misteriosos.

Bonus 1 – David Benoit – Jazz For Peanuts

Estamos falando aqui de trilha de jogos, porém quis colocar uma trilha sonora arranja de um desenho famosíssimo que recebeu um arranjo em jazz, Peanuts, ou como conhecido aqui no Brasil, Charlie Brown. Tá certo que muitos temas já são orientados para o som do jazz, mas este CD em especial faz uma retrospectiva bem agradável pelos temas da série com arranjos com banda completa.

Bonus 2 – Cowboy Bebop – Original Soundtrack

E para realmente finalizar este post recheado de trilhas em estilo jazz, não podia faltar um dos melhores animes da atualidade, que usou e abusou do jazz e blues em suas composições: Cowboy Bebop. Nesse caso não tem nem o que falar, pois me faltam palavras para descrever como um todo o que esta obra representa.

Não esqueça de curtir a página do Blog aqui na lateral e compartilhar! Sem dúvida farei mais posts do genero! Um abraço e até mais!

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Jazz nos Games – 5 discos de arranjos e 5 trilhas originais para aproveitar a vibe

  1. Sensacional essa postagem. Alguns jogos eu não conhecia.
    A trilha do L.A. Noire é memorável, pena que o jogo não é tão bom assim.

    Uma série que tem uma trilha bem jazzística é o Gran Turismo. No Gran Turismo II tem essa música logo no menu: https://www.youtube.com/watch?v=9sCY987VPsI

    O III não fica atrás: https://www.youtube.com/watch?v=9MgjgAjnx6E

    Mas foi no V que eles chutaram o balde e fizeram a trilha toda dedicada ao jazz: https://www.youtube.com/watch?v=b2QvvAulBJ4&list=PLJ5LUCosTkCMjHhynJ_D0VKPssB4AxqMi&index=1

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s