Musicalizando

Lasse Hoile – Música, fotografia, arte

Com a evolução (ou decadência) da industria fonográfica, ouvir música num iPod ou via Streaming é praticamente padrão para o ano de 2016. A MTV morreu, poucas das grandes revistas sobreviveram num mar de publicações virtuais na área e a venda de CDs nunca foi tão baixa, porém, contramaré o crescimento nas vendas dos vinis tem timidamente crescido, bem como as edições especiais de CDs, Blurays e dos próprios discos. No mundo físico e visual da música, a arte que a acompanha, seja ela parada ou em movimento, faz parte do que compõe a obra, e no mundo da música, alguns artistas sabem investir em um trabalho que só acresce a qualidade do seu material. Para mim, este alguém é Steven Wilson, que já citei anteriormente no post sobre os shows que tive a oportunidade de ir neste ano de 2016. Neste mesmo post, citei as projeções que são parte visual fundamental do show, as quais são parte do trabalho incrível do artista que sigo por uma década e que é grande fonte de inspiração para mim: Lasse Hoile.

Photos by Lasse Hoile - http://lassehoile.blogspot.com.br

Photos by Lasse Hoile – http://lassehoile.blogspot.com.br

Lasse Hoile é um artista nascido na Dinamarca, em 1973 (segundo as poucas fontes que encontrei na internet), fotógrafo, artista gráfico, diretor, produtor e mais uma cacetada de coisas relacionadas a arte. Seu estilo é obscuro e melancólico, bem como os artistas que acompanha, como Steven Wilson, desde o álbum In Absentia da banda Porcupine Tree, em 2002.

Porcupine Tree - In Absentia, cover art by Lasse Hoile

Porcupine Tree – In Absentia, cover art by Lasse Hoile

Não tive contato com seu trabalho anterior ao seu trabalho com o Steven Wilson, porém aparentemente desde que esta parceria começou, o trabalho de Lasse ficou ainda mais evidente. Lasse possui diferentes facetas em seu trabalho, como mencionei. Seus trabalhos gráficos e fotográficos tem ilustrado os albuns das bandas de Steven Wilson, como o Porcupine Tree e Blackfield, bem como a carreira solo de meu músico favorito.

Perceba como as capas falam por si, a maioria delas não possui texto, afinal, quem em sã consciência adicionaria alguma coisa a estas peças de arte

Perceba como as capas falam por si, a maioria delas não possui texto, afinal, quem em sã consciência adicionaria alguma coisa a estas peças de arte

Os clipes e as projeções utilizadas nos shows de Steven Wilson, bem como outros trabalhos para bandas como Dream Theater, Opeth, Katatonia e Lunatic Soul (praticamente só bandas que eu adoro), não negam sua autoria, sempre utilizando imagens com alta saturação, muitas vezes confusas, mas sempre com uma sequência lógica que acaba acompanhando a música. Musicos como Gavin Harrison (ex-baterista do Porcupine Tree) e Marco Minnemann (um dos bateristas que acompanha Steven Wilson) também se utilizaram das maravilhas visuais de Lasse Hoile para ilustrar suas canções. Confira no final do post alguns destes vídeos, diretamente do canal oficial do mestre Hoile.

Lasse Hoile dirigiu e editou a gravação de vários shows do Porcupine Tree/Steven Wilson,  como os shows “Arriving somewhere“, “Anesthetize” e “Get All You Deserve“. Tenho todos os Blurays e garanto que a qualidade da edição do show é muito maior do que outros que tenho, de bandas inclusive com um orçamento de maior calibre para este tipo de gravação. Por fim, a parceria de Lasse Hoile e Steven Wilson se estende para filmagens de bastidores, pequenos videos ao vivo para publicar como divulgação, fotos das turnes e por ai vai.

Capas dos DVDs/Blurays

Capas dos DVDs/Blurays

No inicio de sua carreira, Lasse Hoile era vocalista da banda de death metal Panzerchrist, além de seu trabalho como editor e produtor de curtas. Pessoalmente não conheço este trabalho dele, mas pretendo um dia dar uma conferida. A fotografia, que era apenas um hobby, acabou sendo incorporada como parte fundamental de seu trabalho ao longo da carreira que construiu em seguida. Apesar desta exposição, Lasse continua um artista reservado, pouco se encontra sobre ele em si por ai. Pelo menos seu trabalho está publicado em seus canais oficiais em abundância.

Em seu Instagram é possível conferir algumas de suas poucas fotos pessoais, além de seu trabalho fotográfico. Seu site tem bastante material datado de 2001 em diante e no canal do Youtube ele publica boa parte dos vídeos que dirige. Confira abaixo estes link para conhecer mais sobre seu trabalho e alguns de meus vídeos favoritos do mestre. Um abraço e até mais!

Site oficial: http://lassehoile.blogspot.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/lassehoile/

Canal oficial: https://www.youtube.com/channel/UCMw5EgrzrGrVsCaCRYpWrhg

Loja: http://www.bricksite.com/mailorderbabies

Mais um do Steven Wilson – Track One (sério, assista TODOS, tem muitos)

Blackfield (Steven Wilson, Aviv Geffen) – Blackfield

Gavin Harrison (ex-Porcupine Tree, King Crimson e MUITOS outros)- Hatesong/Halo

Lunatic Soul – The Fear Within (não é nem de longe a minha favorita, mas tá valendo

Katatonia – Lethean (Maio de 2016 com album novo e clipes dirigidos pelo mestre Hoile)

Opeth – Porcelain Heart (este não está no canal do mestre Hoile)

E por fim, o teaser do show que não fui T________T (NUNCA MAIS perco um show do Steven)

Anúncios

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s