Falando sobre Mangá

Mangás Nacionais – Parte 4 de 5: Editora HQM e produções independentes

Mangás Nacionais Parte 4

E vamos para a 4ª parte de 5 do mega post de apreciação aos mangás nacionais! O post de hoje será um pouco menor, mas tão importante quanto os demais. Se tratando de publicações recentes, ou que estão em publicação, o nome HQM começa a aparecer pra ficar. Apesar do carro chefe da editora ser sua linha de HQs (com a distribuição de Walking Dead como principal), a HQM está apostando em autores nacionais, adequando-os à sua linha editorial através do contato entre os editores e os autores. O principal exemplo de longa data desta parceria é o Futago Estudio, fundado em 2009 pelas gêmeas Sonia e Silvana (que assinam suas obras como Soni e Shirubana). Através da editora HQM, a dupla já provou que não é só possível fazer mangá, principalmente em um momento em que o mangá nacional estava em baixa no mercado, mas também como é possível explorar outros nichos.

O principe do Best Seller - Futago EstúdioO principe do Best Seller de Soni

Ano: 2010
Editora: HQM

Shounen e shojo geralmente são os gêneros em mangá que chamam mais atenção ao mercado, pela abrangência de público, comercialização e possível sucesso, expansão, marketing, resumindo, é o que geralmente as editoras estão atrás. O que me chamou atenção à HQM é justamente o nicho de mercado com o qual a editora está trabalhando: BL, ou Boys Love. Diferente do yaoi, o qual os desinformados em geral colocam todo e qualquer mangá que tenha este tipo de relação, BL está relacionado com os traços femininos nos personagens masculinos, com a relação mais próxima que eles tem (às vezes muito próxima…), mas não tem nada de perversão, como muitos pensam ao já associar hentai/yaoi (e tudo o que tem garotos delicados) como semelhantes. De longe, o mangá da autora Soni é uma comédia, sobre uma escola de escritores, que querem agradar o professor escrevendo o melhor possível. O traço delicado da autora é rico em detalhes e evoluiu muito nos últimos 4 anos. Confesso que não é o gênero que procuro para ler, mas o fato é que o mangá já possui 6 volumes completos, continuando firme, um marco tanto para a autora quanto para o nosso mercado. A autora mantém um blog pessoal o qual recomendo, pois a autora sempre coloca suas impressões sobre o mercado, o que é ser um mangaká no Brasil e inclusive posts que podem motivar aqueles que estão um pouco balançados se vale a pena ou não tentar.

Vitral - Futago EstúdioVitral de Shirubana

Ano: 2010
Editora: HQM

Juntamente com O Principe do Best Seller e seus 6 volumes, a HQM mantém outro mangá do gênero BL, da autora Shirubana, Vitral. A história mostra a relação de Tsumi e Daiji, dois jovens que se deparam com um vitral fantasma que mostra a eles um futuro tenso. Os dois precisarão lutar para que não aconteça o que viram. Nisso, tem a relação entre os personagens, as complicações, em um traço detalhado e totalmente profissional. O mangá tem 6 volumes publicados (o que nessa conta, só a HQM aqui já tem 12 volumes somados e 5 anos em publicação) e a autora mantém um blog pessoal para falar de assuntos diversos, sobre seu mangá e outras curiosidades.

Salvation - André AraujyoSalvation de Andre Araujyo

Ano: 2014
Editora: HQM

Salvation é o mangá mais novo da editora, publicado no meio deste ano de 2014. Fazendo parte de um outro nicho de obras, o mangá que mistura aventura e religião. Sim, religião, mais um nicho para a HQM. A história é muito doida, tem um grupo anticristão que está querendo dominar o governo mundial e com armaduras provida por Deus, o embate vai ser forte. O mangá só tem um volume, mas acredito que tem mais por vir. Mais atualizações na página oficial do autor Andre Araujyo no Facebook!

Vidas Imperfeitas - Mariana CagninVidas Imperfeitas de Mariana Cagnin

Ano: 2013
Editora: HQM

Meu favorito (e com a primeira edição autografada do dia do lançamento, uhul), Vidas Imperfeitas é uma obra com um traço fantástico, único, da autora Mariana Cagnin, e um roteiro realista e envolvente, num slice of life que mostra a história de Juno, uma garota revoltada, que mais afasta as pessoas que se conecta com elas, mas que por dentro tem muito a ser descoberto. Comigo, slice of life é uma questão de amar ou odiar, então, se está como meu favorito, já sabe o que acho. A autora mantém um blog do HQ sempre atualizado, com algumas histórias paralelas, curiosidades, videos de Making off e uma cacetada de coisas interessantes. Além disso tem a página no Facebook e o mais legal, o canal do Youtube (o qual sou seguidor já tem um bom tempo). Vale a pena dedicar um tempinho para assistir os vídeos, mesmo que ainda não conheça a autora. O mais interessante e significativo dos vídeos é o fato de trazer a autora mais perto dos leitores e isso com certeza está sendo executado com maestria. Way to go Mariana!

Tools Challenge - Max AndradeTools Challenge de Max Andrade

Ano: 2011
Financiamento coletivo

Das páginas da internet para o Catarse, Tools Challenge abriu o caminho para as mãos dos leitores de forma surpreendente. Para quem não conhece, o Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo aqui no Brasil, similar ao Kickstarter. O primeiro volume conseguiu seu financiamento em 2013, trazendo o mangá de Max Andrade para o papel. Em 2014, o segundo volume conseguiu arrecadar o dobro do valor. Para quem quer conhecer mais sobre o projeto e aproveitar para adquirir os mangás, o site oficial tem tudo e mais um pouco. O mangá retrata um mundo onde as pessoas nascem com uma ferramenta associada a elas. Algumas pessoas nascem com uma ferramenta especial, que não pode ficar afastada, pelo menos por 15 anos. Raion é um mano zicado que teve a sua ferramenta especial roubada quando nasceu e agora, com quase 15 anos, precisa acha-la antes que seja tarde demais. Curtiu? Então curte a página do projeto no Facebook.

Digude - Vinicius de SouzaDigude de Vinicius de Souza

Ano: 2009
Editora: Independente

Finalizando nosso post de hoje, temos o fanzine Digude, direto do Rio de Janeiro. Sim, se você reparou no nome e no logo, é um mangá sobre bolinhas de gude (achei a ideia sensacional, bem melhor que Beyblade), só que com aquele toque de fantasia, com poderes, além do traço animal. No site oficial você pode conferir algumas prévias e uma série de matérias, apesar de já fazer algum tempo que não tem atualizações. Além disso, é possível comprar o mangá pelo site.

Leia aqui as outras partes: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 5

Bom galera, semana que vem fechamos com a última parte desta série, com mais produções independentes fresquinhas pra vocês conferirem. Um abraço e fui!
Fontes das ibagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6

 

Anúncios

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s