Diário de Bordo

Diário de Bordo 8 – Quase um ano depois

Blog do Gusta, Gusta falando. Este post está sendo escrito com o copo meio cheio de vergonha, mas meio cheio de esperança. O blog ficou parado por praticamente um ano e nesse um ano, muita coisa aconteceu. Acho que antes de voltar a postar qualquer coisa aqui, me senti na obrigação de escrever alguma coisa, não uma justificativa, mas uma explicação. O que me fez voltar primeiramente? Descobrir que o blog continua com um número crescente de visitas, mesmo nada sendo postado nesse meio tempo. Nunca estive aqui pelo número de visitas, mas saber que ainda tem gente lendo o que escrevo por ai, das mais diversas fontes, é um tanto quanto interessante. Me fez querer colocar mais coisas aqui. Enfim, here I go.

Ouvindo: Opeth

Lendo: Dark Angel

Assistindo: Avatar – A lenda de Korra, Livro 4

Fiz diversos testes com desenho digital nesse meio tempo, mas nunca chegaram ao resultado que eu gostaria =/

Fiz diversos testes com desenho digital nesse meio tempo, mas nunca chegaram ao resultado que eu gostaria =/

De Agosto de 2013 a Março de 2014 me dediquei profundamente ao desenho, até terminar um tanto quanto desmotivado nesse quesito. Enquanto estava de férias, praticando 8, 10 horas por dia, a evolução ia de vento em popa, a galera ia ao delírio na escola. Ao final dela, as coisas desaceleraram um pouco, como já esperava, mas até então, eu estava praticando na escola de desenho, em casa e com meus camaradas do projeto MVC (os quais você pode conferir mais no post que fiz sobre o Up!ABC Crazy Weekend). Até um espacinho no Juventude Cidadã, em São Bernardo do Campo, tínhamos para poder trocar experiências, desenhar e dar risada. O projeto Any Magazine também estava caminhando muito bem e percebi com o coletivo é algo de extremo valor. Ter companheiros treinando desenho ou escrevendo contigo é algo que ajuda muito principalmente na motivação. Nós tínhamos planos para participar do Brazil Manga Awards da JBC e continuar batalhando.

O desafio de desenhar tantos personagens do Tenjou Tenge em rascunhos de 5 minutos/máx foi muito legal, acho que nunca vou esquecer =D

O desafio de desenhar tantos personagens do Tenjou Tenge em rascunhos de 5 minutos/máx foi muito legal, acho que nunca vou esquecer =D

Rascunho em P/B -> Lineart no Manga Studio -> Colorização no Manga Studio

Rascunho em P/B -> Lineart no Manga Studio -> Colorização no Manga Studio

O ano acabou, e com isso muita coisa. O projeto Beyond deu uma belíssima estagnada, o Juventude Cidadã mudou, a sala que participávamos acabou, as festas de fim de ano entraram, a Any Magazine parou, meus companheiros tiveram imprevistos, então nenhum dos one-shots que estávamos escrevendo e desenhando foram pra frente e meu ritmo com desenho ficou totalmente conturbado. O espírito coletivo também sofreu com as mudanças e isso acabou refletindo em cada um. No mês de Fevereiro tive uma série de problemas pessoais e acabou que em Março as coisas casaram para que parasse com as aulas de desenho e praticamente parado de treinar e de tentar. Eu percebi que era muita coisa para uma pessoa só e não havia condições em tempo hábil para que meu planejamento de sei lá, 5, 10 anos, pudesse ter chance de dar certo.

Em Março reiniciei um projeto que estava parado há 7 anos, com foco em algo que eu tenho conhecimento de verdade: escrita. O projeto só estava parado pois eu simplesmente travei e não conseguia organizar as ideias e acabei engavetando, mas com a experiência que acumulei ao longo deste tempo, consegui escrever mais da metade dele em menos de 4 meses. O projeto ainda não está concluído, pois confesso que, por conta do planejamento de uma viagem em Agosto, a viagem em si e a Copa do Mundo, as coisas bagunçaram e eu não consigo trabalhar dessa forma, mas meu projeto evoluiu de uma forma tão absurda de Março a Junho que eu acabei até desacelerando um pouco propositalmente pois não estava conseguindo dar conta do que eu estava fazendo. Também não esperava que a desaceleração seria atrapalhada pelos eventos que prosseguiram, mas não é nada tarde para começar novamente. Mais uma vez, no dia de hoje especificamente, estou retomando este projeto, e também estou retomando este blog. Não farei mais aquelas postagem toda santa sexta-feira com os links da semana, talvez uma no final do mês, com os links do mês, mas não é certeza. Também não tenho certeza da periodicidade, ou se somente eu escreverei no blog, mas com toda certeza uma coisa eu afirmo: eu não desisti. Se tudo der certo, até o final do mês teremos uma nova categoria aqui no blog, com capítulos de um projeto que estou planejando já tem algum com tempo com um camarada, para divulgar tanto a arte dele quanto minha escrita.

Por fim, deixo vocês com uma pequena galeria com meus humildes desenhos de um aprendizado que não durou muito, mas foi bem legal. Um abraço e até a próxima!

PS: Menção honrosa a minha querida namorada Carolina que me motivou a voltar a escrever (gc)!

Treino rápido com lápis desse cara que não conheço mas considero pacas

Treino rápido com lápis desse cara que não conheço mas considero pacas

Meus personagens favoritos do jogo The Las Story, sensacional

Meus personagens favoritos do jogo The Las Story, sensacional

Ah Bleach...

Ah Bleach…

Inoue do Bleach nos tempos aureos do traço do mestre Kubo

Inoue do Bleach nos tempos aureos do traço do mestre Kubo

Cego ou de olho fechado?

Cego ou de olho fechado?

Shaka mito, >>>>> Todos

Shaka mito, >>>>> Todos

Mais uma das que ficou na friendzone com o Seiya

Mais uma das que ficou na friendzone com o Seiya

Sabe que eu curto os mangás da Rumiko, mas não sei se curto o traço dela

Sabe que eu curto os mangás da Rumiko, mas não sei se curto o traço dela

Treino de corpo feminino, onde comecei a engasgar nos desenhos...

Treino de corpo feminino, onde comecei a engasgar nos desenhos…

No original ela tava sentada num balanço, mas uma plataforma flutuante me pareceu mais legal

No original ela tava sentada num balanço, mas uma plataforma flutuante me pareceu mais legal

A original era pra ser bem magrinha e baixinha. Acho que exagerei nas proporções.

A original era pra ser bem magrinha e baixinha. Acho que exagerei nas proporções.

Adora os combos dela com meia lua pra frente - socos a vonts

Adora os combos dela com meia lua pra frente – socos a vonts

Eu fiz um, Tite Kubo o outro, adivinha? Tava só testando como funcionava a pena digital do Manga Studio

Eu fiz um, Tite Kubo o outro, adivinha? Tava só testando como funcionava a pena digital do Manga Studio

Pra terminar o post, um sapinho pra vocês, fui!

Pra terminar o post, um sapinho pra vocês, fui!

Comenta aí!

