Dicas Tensas

Configurando arquivos Word para imprimir estilo formatinho, fanzines, doujinshis, livretos e afins

Fala galera! Faz um tempo que não escrevo aqui na coluna Dicas Tensas e acabei me deparando com algo que pode ser muito útil para quem faz fanzines ou queria imprimir algum texto ou obra em formato livreto (tipo formatinho). Recentemente eu escrevi um piloto de um livro e queria imprimir em tamanho tipo formatinho (A5), frente e verso, mas usando uma impressora comum, folhas A4 normais e grampear. Fuçando um pouco no Word encontrei uma solução muito útil.  Os prints aqui são do Word 2010, mas no 2007 e em outros programas, é só encontrar as funções semelhantes.

Primeiro é preciso configurar o texto em formato A5, ou seja, metade de uma folha comum (A4). No Word 2010, clique em Layout da Página do menu superior e depois em Margens (1). Em Margens, clique em Margens Personalizadas. Dependendo da resolução, o botão Margens pode não aparecer, mas se você clicar na setinha no canto do menu (2), mostram mais opções que estão ocultas na tela.

1 e 2 - Layout da página

Em Margens Personalizadas, em Páginas (3), selecione Livro no filtro Várias Páginas. O documento será reconfigurado para o formato de livro e o tamanho da página do Word será A5. Por conta dessa reconfiguração, é possível que você precise redimensionar as bordas do documento, para isso, aproveite e faça isso em Margens (4).

3 e 4 - Margens personalizadas formato livro

Depois de configurar do arquivo, é hora de imprimir. Como não confio na minha impressora para o trabalho de imprimir frente e verso automaticamente, resolvi fazer a operação manual. Para isso, depois de clicar em Imprimir no Word (ou o atalho CTRL+P), nas configurações da impressora selecione a caixa Frente e Verso Manual.

5 - Imprimir

MUITO CUIDADO E CALMA nessa hora. Tá vendo essa mensagem abaixo aqui? Espere todas as folhas da frente serem impressas e depois de imprimir tudo, coloque essas folhas na bandeja em ordem e clique em OK. Ai sim o verso será impresso, na ordem, tudo bonitinho, no formato que precisamos aqui.

6 - Impressão

Na hora de colocar a folha na bandeja, cuidado para não colocar ao contrário e imprimir em cima da frente da folha. Cada impressora tem um jeito de colocar na bandeja, então eu recomendo que você faça um teste antes de imprimir uma quantidade de folhas maior. Com isso é só grampear e ser feliz. Tão simples que o post tá parecendo tão pequeno… Enfim, um abraço e até a próxima!

Gostou? Não esquece de curtir a página do Facebook do Blog!

6 pensamentos sobre “Configurando arquivos Word para imprimir estilo formatinho, fanzines, doujinshis, livretos e afins

  1. Pingback: Configurando arquivos Word para imprimir estilo formatinho, fanzines, doujinshis, livretos e afins – Portal da escrita

  2. amigo, to conseguindo nao.. a impressao nao sai centralizada. configurei a s margens inclusive a sup e inf… por aki word 13. obrigado assim mesmo eu devo ta deixando escapar alguma coisa..
    A paz de Cristo ae pra vc!

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s