Falando sobre Mangá

Armaduras femininas em mangás e animes Versus o desabafo de um ferreiro

Não tem muito tempo em que eu estava pesquisando sobre armaduras femininas para desenhar alguns personagens do nosso projeto de mangá Beyond, quando me deparei com um artigo muito interessante de um ferreiro. Lendo o artigo de Ryan Consell (artigo infelizmente fora do ar =/) revoltado com o design das armaduras utilizadas em jogos e inspirado por um tumblr chamado Women Fighters in Reasonable Armor (tradução literal como Mulheres guerreiras em armaduras aceitáveis), tive uma ideia de como funciona a mente de um ferreiro, pensando no aspecto marketing vs realidade.

Resumindo o artigo, basicamente uma armadura deve proteger ao máximo o corpo humano e ser funcional o bastante para permitir o possível de agilidade e bons movimentos. Parece óbvio né? Só que não. Adicionando ao fato de que historicamente temos pouquíssimas referências de guerreiras famosas, como Joana D’Arc, a única referência cabível para armaduras para armaduras femininas são as armaduras masculinas. Ainda falando sobre funcionalidade e proteção, Consell critica o fato das armaduras femininas terem o formato de seios, fator que implica na fraqueza da área próxima ao osso esterno, que está muito próximo a um órgão praticamente descartável né?

Com isso em mente, resolvi elencar 10 armaduras de animes e mangás conhecidos para ver se algum deles se encaixa nas características do ferreiro Ryan Consell como armadura aceitável.

10 – Oda Nobunaga – Sengoku Otome Momoiro Paradox

Quem diria ein Nobunaga?

Quem diria ein Nobunaga?

Ok, eu chutei o pau da barraca por indicação de meu camarada Evandro. Preciso comentar que esse protótipo de armadura mal protege partes do corpo como costelas e coxas, mas o restante está totalmente vulnerável? Oda Nobunaga em sua re-leitura é uma das guerreiras do anime Battle Girls: Time Paradox (Sengoku Otome Momoiro Paradox), que economiza nos trajes e ferro no designs das armaduras, que estão no mesmo nível da armadura acima. Tenso.

9 – Eucliwood Hellscythe – Kore wa Zombie Desu ka

A ficha dessa personagem é bizarra hahahaha

A ficha dessa personagem é bizarra hahahaha

Eu só coloquei essa personagem pois ela tem praticamente a mesma armadura da Nobunaga, só que ao invés de estar nua, ela pelo menos disfarça com uns panos. Ainda sim, dá pra cortar os braços, pernas, fácil. Reprovada, mas vou dar um crédito porque a temática do anime Kore wa Zombie Desu Ka não se enquadra no padrão dos exemplos citados aqui.

8 – Cecily – Seiken no Blacksmith

Essa tiara é muito Hand Maid May

Essa tiara é muito Hand Maid May

Torso com seios, muito couro e pouco ferro. Cecily, cavaleira de Seiken no Blacksmith, deposita 100% da sua confiança no poder ofensivo da espada forjada por Luke, seu companheiro, e esquece que se a espada falhar, sobra pro corpo dela.

7 – Tetis – Saint Seiya

A primeira paixão de muitos garotinhos

A primeira paixão de muitos garotinhos

Quando penso em armaduras sempre penso em Saint Seiya, e agora, refletindo os conceito do ferreiro Ryan, fico pensando na efetividade dos designs de Kurumada. Usando como exemplo a senhorita Tetis da saga de Poseidon, temos um avanço nesta matéria, pelo menos 50% do corpo está coberto por armadura, incluindo um ótimo capacete, porém seus pulmões estão totalmente desprotegidos de uma estocada, além de uma bela parte de suas coxas sem cobertura. Foi por pouco.

6 – Annelotte – Queen’s Blade

NSFW

NSFW

Queen’s Blade é um dos piores animes quando se diz respeito a proteção de suas personagens. O exemplo dessa foto especifica de Annelotte é uma raridade entre as imagens onde as garotas não estão 99% despidas, com as roupas rasgadas ou protegendo somente as partes íntimas. Ainda sim, a armadura acima até que está protegendo boa parte do corpo, mas o coração está tranquilamente vulnerável.

5 – Erza – Fairy Tail

É muito ferro pra fazer asa e nada pra proteger o bucho

É muito ferro pra fazer asa e nada pra proteger o bucho e o S2

Pois é, se não fosse mais uma vez pela tentativa de sensualização, esta seria uma ótima armadura. Proteção reforçada da parte inferior do corpo, antebraços e pernas totalmente protegidos, costas mais do que seguras, mas a parte superior está totalmente exposta. Basicamente um sutiã de ferro, e olhe lá.

4 – Clare – Claymore

A música de abertura do Claymore é muito mito

A música de abertura do Claymore é muito mito

A personagem Clare de Claymore tem seu corpo totalmente coberto, mas não por armadura. Diferente dos exemplos acima onde o torso está semi exposto na tentativa de mostrar sensualidade, o design de Clare é totalmente discreto e ainda sim bonito, porém, falta proteção corporal. Somente ombros e coxas estão protegidos de forma parcial, o restante, não.

3 – Julia – Hokuto no Ken

A mulher de todos

A mulher de todos

Hokuto no Ken, mais uma vez citado aqui no blog (pra quem não leu, leia! Referências de outros universos em mangá – Hokuto no Ken vs Filmes dos anos 80), dessa vez a personagem Julia, na segunda fase do mangá. O torso da armadura e o capacete estão totalmente aceitáveis, porém faltou colocar um pouco mais de proteção nas pernas. Quase ein, Julia?

2 – Caska – Berserk

Se ferrou, quem mandou usar couro

Se ferrou, quem mandou usar couro

Berserk, outro de meus mangás favoritos e já citado aqui no blog (Mangá e Planejamento – O capítulo perdido de Berserk), tem vários personagens utilizando armaduras que cumprem 100% dos requisitos colocados aqui na matéria, menos Caska, a única guerreira do sexo feminino do grupo principal. Assim como a armadura de Julia, o torso está praticamente perfeito, já o restante deixa a desejar. A desculpa da personagem no mangá é o peso versus a mobilidade. Neste ponto, posso concordar com ela, se ela não fosse tão forte quanto um homem em sua melhor fase do mangá.

1 – Saber – Fate Stay Night

VITÓRIA PARA AS TRÊS ARMADURA!!!!

VITÓRIA PARA AS TRÊS ARMADURAS!!!!

Finalmente uma armadura elegante e funcional! Apesar de não se utilizar de ombreiras, as armaduras de Saber protegem os órgãos vitais e boa parte do corpo, sem deixar o design do personagem ou da armadura masculino, chegando mais próximo ao ideal do ferreiro. Sem torso com seios, mobilidade e beleza. Aprovada por Cornell.

Com certeza, existe muito mais pessoas que preferem armaduras ao estilo Queen’s Blade do que ao estilo Saber, mas estou escrevendo esta matéria sob a ótica de um ferreiro. Boa parte dos designs de armaduras femininas em jogos, filmes e mangás não são realistas ao ponto de chegar perto da armadura usada por Joana D’Arc, porém, cabe a você, meu caro leitor, refletir sobre como essas armaduras realmente não servem nem um pouco para proteção e sim pura estética.

BONUS TIME – Kamikaze Kaitou Jeanne

OMG, DAFUQ?

OMG, DAFUQ?

Pesquisando se havia algum mangá inspirado na história de Joana D’Arc, me deparei com isso. Kamikaze Kaitou Jeanne fala sobre uma garota chamada Maron, ginasta e estudante, que na realidade é a reincarnação de Joana D’Arc e utiliza os poderes de Kami-Sama (vulgo Deus) para aprisionar demônios em peças de xadrez. Ok, “tá serto”… TENSO.

13 pensamentos sobre “Armaduras femininas em mangás e animes Versus o desabafo de um ferreiro

  1. Interessante, eu sempre achei super nada a ver as mulheres nos jogos serem quase nuas, só pra atrair os punheteiros … E muita apelação sexual.
    A que eu mais gosto é a menina do berserk, q anime espetacular

  2. No anime Shingeki no Bahamut: Genesis, há uma Joana D’arc retratada como um dos personagens centrais da história. Ela chega a ser traída pelo rei que defendia depois que ele é enfeitiçado por um demônio que o faz crer que Joana quer matá-lo

  3. O problema é que alguns confundem o mundo real e mundo do entretenimento. Armaduras “inúteis” existem até para homens também, basta ver as armaduras dos cavaleiros de bronze, abdome totalmente desprotegido. A verdade é que a industria do entretenimento está pouco se lixando para a lógica, e com razão. O que vale é a diversão, o carisma e a beleza. Libertem suas mentes…

    • Olá Mizael! Realmente a questão do entretenimento é o que vale nessas horas, não só para as armaduras, mas como você mencionou, para a lógica em si. Achei interessante que um ferreiro escreveu a matéria original sobre armaduras em jogos e quis transportar isso para o mundo dos animes/mangás. É um outro ponto de vista, realista e que não leva em conta as “exigências” do mercado. Em teoria, alguns desses personagens de jogos, animes e mangás são tão fortes que a armadura só serve mesmo como roupa ou como adereço, vide as armaduras de Saint Seiya, cujo capacete na verdade é uma tiara haha. De qualquer forma, fico feliz que você tenha exposto seu ponto de vista, além de ter deixado o link de seu Deviant Art, parabéns pelas ilustrações! Quem dera um cara em um nível desse fizesse parte do nosso time de produção de mangá hehe.

      Um abraço,
      Gusta

  4. Realmente você ta certo mas no caso da Erza ela tem váááárias armaduras, então pra comentar de uma não acaba fazendo muita diferença

  5. Uau, não sabia sobre isso dos ferreiros.
    Sou fã de Saint Seiya e as armaduras das amazonas não protegem nada, além, claro, os seios, e consequentemente o coração!! xD

    Fiquei imaginando se a armadura da Saber iria aparecer. Acho linda a roupa dela, com ou sem armadura. E funciona.

    Ótima análise. Achei estranho você comentar em só ver blogs com a coluna lateral na direita. Eu tive que deixá-la na esquerda por causa da imagem de fundo… Não ia casar…

    Até mais

    • Essa sim realmente é uma proteção calibrada, aparentemente não tem pontos ruins, porque a outra da Mulan protege apenas algumas partes, mas deixa os braços a mostra, entre outros pontos hahaha

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s