Falando sobre Mangá

Mangá e Planejamento – O capítulo “perdido” de Berserk

Planejamento é uma virtude difícil de se encontrar fixa na cabeça das pessoas do meio artístico, e com certeza podemos incluir os mangakás nessa conta. O único planejamento evidente é o prazo para a entrega do próximo capítulo. Alguns mangakás como Tite Kubo fazem algumas pausas ao longo do tempo para pesquisarem enquanto outros como Yoshihiro Togashi tem uma irregularidade sem precedentes. Alguns hiatus nem sempre são justificados pelos autores e mangás como Evangelion levaram 18 anos para publicar 14 tankohons com espaços de até anos entre uma publicação e outra. Cada um funciona de uma forma e não cabe a mim julgar pois todos os mencionados aqui são génios no que fazem, mas gostaria de mencionar pelo menos um exemplo de como não planejar uma ideia pode “estragar algumas surpresas”.

O capítulo 83 de Berserk é o maior exemplo que tenho por mim em anos de leitura de mangá de como o planejar o conteúdo que você quer apresentar nos capítulos pode afetar sua publicação. Chamado Deus do Abismo 2 (God of the Abyss 2), o capítulo mostra um ponto do background da estória chamado “Ideia do Mal” (Idea of Evil no original), que basicamente é um ser que contém toda o coletivo do inconsciente da humanidade, respondendo a necessidade de sofrimento, controlando o destino e transcendendo a individualidade de cada ser, o ego do mundo. Ele se entitula o “Deus ideal” e dá a um personagem da história o direito de ser um “agente do destino”. Outros pontos são revelados sobre a explicação de um grupo de demônios que aparece no roteiro e até sobre qual é o destino do mangá. Pois é, o destino DO MANGÁ. O capítulo inclusive tem um sentido muito maior para o arco que o mangá está hoje.

Kentaro Miura

“Vish…” – Kentaro Miura ao se lembrar que publicou o capítulo na hora errada

O capítulo fez parte do decorrer normal da publicação do mangá, porém foi removido dos tankohons e das publicações internacionais. O motivo apresentado pelo próprio autor: o capítulo relevava pontos chave do roteiro muito cedo… Provavelmente mestre Miura parou pra pensar e então concluiu: “Porque eu fui mostrar isso agora????”, depois de ter pensado alguma coisa sobre o futuro da estória. Bastou um scanlator jogar o capítulo traduzido na Internet e qualquer pessoa que tenha conhecimento do capitulo 83 o encontrará para leitura, estragando a tentativa de Miura de diminuir os impactos das revelações deixadas pelo capítulo perdido. Ao ler a publicação editada, ainda é possível sacar que existe um buraco entre os capítulos 82 e 84 que nunca foi resolvido, o resto uma pesquisa rápida no Google resolve. A falta da leitura deste capítulo para o ponto em que o mangá está deixa em aberto algumas intenções do antagonista atual, remove um spoiler sobre um possível plot-twist e deixa o leitor sem algumas explicações do funcionamento do universo por trás de Berserk.

O processo criativo de cada um pode ser bem diferente e isso afeta diretamente no planejamento, então não existe um guia rápido de como planejar um roteiro. O que posso dizer é como imagino ser um processo planejado sobre como escrever um roteiro a longo prazo (no caso, é o que eu faço para escrever meus roteiros, ainda não publicados infelizmente):

1 – Ter a ideia (parte mais difícil)
2 – Qual é o objetivo dessa ideia? Onde quero chegar?
3 – Que pontos podem ser importantes para chegar a essa conclusão?
4 – Escrevo sobre os pontos
5 – Quais detalhes levam a estória a esses pontos?

No final desse brainstorming tenho o começo, alguns pontos importantes do roteiro (geralmente pontos do meio da estória), os detalhes que devo ou não revelar ao longo do roteiro e uma possível conclusão. Se cada um desses pontos é um “final de arco” ou eu quero detalhar ainda mais, eu faço o mesmo brainstorming, só que dessa vez, o meu objetivo é o final desse arco ou esse ponto do roteiro. Mesmo que os fatos sejam mudados no decorrer do processo criativo, os pontos importantes são ideais e ajudam a gerar mais ideias.

Estou supondo, mas é possível que o Miura até tinha um objetivo para a conclusão do mangá que hoje tem mais de 20 anos ou muito mais, mas após a publicação do capítulo, ele percebeu que revelou detalhes importantissimos para pontos futuros do roteiro, que não poderão ser revelados novamente pois não serão novidade e sim um flashback do que já foi falado, talvez não obtendo o mesmo impacto ou simplesmente contradizendo ou dando spoilers sobre algo que deveria ser um climax em si.

Griffith aprova essa ideia

Fica a dica ai sobre como planejo uma ideia pode ajudar, ou pelo menos quais as consequências não planejar podem causar.

Não se esqueça de curtir a página do Face para acompanhar mais posts! Até mais!

PS: Fonte da imagem masterfoda de capa do post: http://4.bp.blogspot.com/-1sXXl9TqAA4/URBvkZbLxII/AAAAAAAAA84/hyoEP5kaiMw/s1600/Berserk(0) .jpg

2 pensamentos sobre “Mangá e Planejamento – O capítulo “perdido” de Berserk

  1. Olá!!

    Acho que eu sei o que esse autor deve ter pensado. Que em outra hora o capítulo ficaria mais impactante para a história. Pode-se dizer que ele teve outra grande ideia após a publicação do capítulo e o capítulo naquele momento só iria estragar tudo. n_n”

    As vezes eu escrevo algo e só depois me dou conta de que uma palavra não deveria ter sido inserida ali ou um trecho. E olha que eu faço um rascunho antes de passar o texto pro pc.

    Não sabia que você tinha um grupo (Beyond Project), senão eu teria visitado a sala no Up!ABC. E não fui no AnimABC. xD

    Obrigada por citar meu blog no post anterior.

    Até mais

    • Olá Naty,

      Com certeza ele deve ter se tocado, mas foi tarde de mais, uma vez que ele já tinha publicado o capítulo hahaha.

      O Beyond Project já existe há 5 anos mas estamos iniciando uma divulgação maior este ano visto que precisamos de algumas reformulações na equipe e iniciar uma produção mais ativa!

      Um abraço!

Comenta aí!

