Dicas Tensas

Trabalhando a energia – Você está fazendo isso certo?

Essa Dica Tensa aqui serve como uma reflexão para qualquer um que esteja trabalhando ou estudando feito um maluco e esteja negligenciando suas necessidades físicas ou psicológicas. No Beyond Project estamos há 5 anos trabalhando arduamente nos bastidores do nosso projeto que vai muito além de um mangá. O que queremos é algo novo, um universo único. Só que enquanto esse universo não fica pronto, nós precisamos nos dividir para manter uma fonte de renda cabível (em poucas palavras, trampo), além de estudar, namorar, ler novos mangás, assistir animes, filmes, viver, dormir… Normalmente, quando se quer fazer tudo, alguma coisa fundamental é prejudicada, geralmente, o sono, a forma física e a alimentação, até que o trampo começa a comer até o tempo do lazer, sua energia se esgota rapidinho todo dia e você se torna um zumbi.

Quem nunca? Hahaha (cena do anime Working!!)

Quem nunca? Hahaha (cena do anime Working!!)

Você já chegou ao ponto de estudar até desmaiar em cima de um livro ou trabalhar tanto a ponto de dormir 3 horas por noite? Se você já fez isso, assim como nós já fizemos, você está errado. Só existe uma forma de resolver isso: auto-disciplina. Só que essa palavra bonita ai é fácil de falar e difícil de sacar a solução.

Assistindo a uma palestra do Tony Schwartz (link da palestra), um cara que acredita que a solução para a nossa produtividade é a melhoria da nossa energia, para os funcionários do Google, encontrei algumas dicas para ajudar nesse problema de auto-disciplina. Vish, parece auto-ajuda vendo por um ponto de vista leigo, só que não é. Quem tiver curiosidade de assistir, está em inglês e tem 1 hora de duração. Como o pessoal da equipe não tem esse tempo, eu fiquei a cargo de assistir, estudar o assunto e arranjar um jeito de explicar de forma clara em menos e 15 minutos, então segue ai!

Como bem dito pelo mano Tony, nosso tempo é finito, limitado, porém a nossa energia pode ser expandida, e é a energia que define a capacidade necessária para trabalhar. OK, energia? Tipo Ki? Mana? Dê uma olhada no questionário que ele passa para o pessoal, e veja o quão boa (ou ruim) está sua energia:

Isso é verdade para você? Responda sim ou não e reze para que ter poucos “Sim”

  1. Não durmo regularmente pelo menos 7-8 horas e geralmente acordo sentido cansaço
  2. Eu frequentemente pulo o café da manhã, ou vou atrás de qualquer tranqueira pra comer
  3. Eu não faço exercícios frequentemente,
  4. Eu não faço pausas durante o dia para relaxar e recarregar as energias, ou almoço na mesa do trampa
  5. Eu estou sempre irritado, impaciente ou ansioso no trabalho, especialmente sob pressão
  6. Eu não considero suficiente meu tempo como minha família ou pessoas que gosto e, quanto estou com eles, estou com a cabeça em outro lugar
  7. Eu uso pouco do tempo para as atividades que eu mais gosto
  8. Eu raramente paro para expressar meu apreço pelos outros, ou para comemorar minhas vitórias e conquistas
  9. Eu tenho dificuldade em ter foco em apenas uma coisa por vez e eu facilmente me distraio durante o dia, especialmente pelo meu e-mail
  10. Eu gasto muito tempo reagindo a demandas imediatas, ao invés de ter foco em atividades com valor a longo prazo
  11. Eu não tenho muito tempo para refletir, bolar estratégias ou pensar criativamente
  12. Eu trabalho até tarde e/ou nos fins de semana e dificilmente tenho uma folga ou férias do trabalho
  13. Eu passo pouco tempo trabalhando com aquilo que eu mais gosto e faço melhor
  14. Existem lacunas significantes, uma distância grande entre o que eu falo que é importante em minha vida e como eu realmente vivo
  15. Minhas decisões no trabalho são bem mais influenciadas por demandas externas do que por minhas próprias convicções
  16. Eu não invisto tempo e energia suficientes para fazer algo que faça uma diferença positiva para os outros ou mesmo para o mundo

Resultado:

5 ou menos “Sim”: Sua energia e tempo estão sendo bem usados, congrats

acima de 8: Pelo menos 50% da sua energia está sendo desperdiçada.

Se você está na faixa dos 8 ou mais “Sim”, eu recomendo fortemente você ler o resto do artigo.

Como percebi que estava antes de ter consciência do questionário

Como percebi que estava antes de ter consciência do questionário

Resumindo, de onde é que essa maldita energia vem?

– Existem 4 fontes de energia:

  • Física – Quantidade de energia , obtida através de:
    • Nutrição – Sua habilidade de mover ou sustentar glicose através de seu corpo
    • Forma física – Quão bem você transporta oxigênio pelo seu corpo
    • Sono – Quão bem você dorme, se você dorme profundamente e/o suficiente
    • Recuperação – Pausa para relaxamento durante o dia, que pode ou não ser um sono de até 40 minutos, visto que o corpo é desenhado para dormir duas vezes por dia
  • Emocional – Qualidade de sua energia, o quão equilibradas estão suas emoções naquele momento
  • Mental – Foco da energia, quão focada está a energia empregada nas atividades
  • Espiritual – Propósito da energia, o que você faz com ela

– Energia é contagiosa, seja positiva ou negativa

– É necessário ao longo do dia realizar renovações intermitentes (cada um tem seu tempo, mas no geral, 5 minutos para cada 50), parar um pouco, respirar, relaxar e voltar ao trabalho

– Estimulantes artificiais influenciam drasticamente na má qualidade da energia (tipo café, energético e outras coisas até mais pesadas) porque você se acostuma e vicia, então, você não produz mais energia e seu organismo procura isso sempre em outra coisa

Gráfico bem loko by Gusta, original by Tony Schwartz

Gráfico bem loko by Gusta, original by Tony Schwartz

O gráfico diz praticamente tudo sobre o sentido da energia durante o nosso dia, o pior sentido, o melhor e que nós devemos evitar. Além disso, os adjetivos ajudam a entender em que estado de energia estamos. Quanto mais energia você usa, mais recuperação você precisa. Nós estamos acostumados a viver como se estivéssemos correndo uma maratona, mas pensando pelo conceito de Tony, o correto é viver em corridas de 100 metros, uma corrida por vez.

Finalizando esse post longo, qual a conclusão disso tudo? E agora, como faz? A resposta está no questionário que mostrei logo no começo. Devemos buscar dentro dos nossos limites como responder ao questionário novamente com cada vez menos “Sim“, pensando em quais dos 4 tipos das fontes de energia estamos negligenciando e se estamos seguindo o melhor sentido para a nossa energia. E o primeiro passo você já deu, você leu este post até o fim (se você não pulou só pra ver o gif do final).

Para saber mais sobre o mano Tony ou sobre energia, link para o Energy Project: https://theenergyproject.com/

Isso sim é energia e bons reflexos, chupa essa! HEuheUHEUHuahuheA

Isso sim é energia e bons reflexos, chupa essa! HEuheUHEUHuahuheA

Não esqueça de comentar com o que achou e se isso ajudar em alguma coisa. E não esqueça também de curtir a page do Facebook!

PS: Procurando pelas imagens para ilustrar o post acabei encontrando um novo mangá muito comédia, Working!!  (link em inglês) Desenhado em tirinhas e produzido pela Square-Enix, cuja temática seinen está justamente ambientada na vida de trabalho, recomendo!

Fontes das imagens:

Comenta aí!

