Falando sobre Mangá

Referências de outros universos em mangás – Hokuto no Ken versus Filmes dos anos 80

Fala galera, beleza? Enquanto estou me adaptando a esta vida de blogs, postarei toda segunda-feira um novo artigo. Hoje vamos falar de mangá, na abertura da categoria Falando sobre Mangá. Usar referências de filmes, jogos, pessoas, culturas entre outras fontes para fazer um mangá ou mesmo desenhar um personagem é uma técnica totalmente válida, principalmente se você souber isso de forma bem sútil ou inteligente (ou mesmo levar muitos anos para alguém sacar a sua inspiração para fazer aquele personagem). O que vou mostrar aqui é uma aplicação dessa técnica um tanto quanto curiosa.

Já faz tempo que estava afim de ler Hokuto no Ken (ou Fist of the North Star como ficou conhecido no Ocidente) e finalmente tomei coragem de ler seus 27 volumes. O mangá é genial, foi um grande sucesso da  nos anos 80 com uma formula rápida e sanguinária e até hoje faz sucesso com jogos, OVAs, spin-offs e tudo o que um mangá que ainda produz alguma coisa tem direito. Apesar de ter sido publicado na Shonen Jump vira e mexe eu escuto discussões sobre ele ter sido o precursor do Seinen ou mesmo dos mangás de luta mais atuais. Ele não foi publicado no Brasil, portanto foi obrigado a recorrer a uma versão scanlator que encontrei no blog Ndrangheta.

Enfim, o que me surpreendeu foi o número de referências ao cenário de filmes ocidentais da época e ninguém comentando sobre isso na Internet (pelo menos não achei). O mangá é ambientado no nosso mundo após um processo pós-guerra apocalíptico, cheio de motoqueiros radicais, jaquetas de couro, armas medievais e muita brutaria. Naquela época havia uma trilogia que estava sendo produzida que abalou o cinema americano, Mad Max, (pra quem curte e não sabe, está sendo filmado um quarto filme). Eu não sei quando os autores do Hokuto assistiram os filmes mencionados, mas tenho certeza que pelo menos um deles assistiu.

Hokuto no Ken vs Mad Max

Volume 1 (1984) vs Max em Mad Max 2 (1981) – O detalhe que me chamou mais atenção no geral além do couro usado pelo Kenshiro é justamente a ombreira de um lado só.

Hokuto no Ken vs Wez Mad Max

Volume 1 (1984) vs Wez em Mad Max 2 (1981) – Apesar de ser um personagem que aparece em 3 páginas e explode nas mãos do Hokuto Shinken, até a besta está do mesmo lado, além do moicano, as plumas, enfim.

Hokuto no Ken vs Hulk HoganHokuto no Ken vs Mr. T

Volume 16 (1987) vs Hulk Hogan e Mr. T em Rocky III (1982) – O Hulk Hogan já fazia parte da WWE na época porém o que pega é que os personagens inspirados no Hogan e no Mr. T estão separados por um capitulo no mesmo volume e ambos os atores aparecem no mesmo filme.

Hokuto no Ken vs Star Wars Jabba

Volume 16 (1987) vs Jabba the Hut em Star Wars, Episódio VI – O Retorno do Jedi (1983) – Hahahaha essa eu ri muito, sem comentários

Hokuto no Ken vs Ivan Drago

Volume 17 (1987) vs Ivan Drago em Rocky 4 (1985) – Um volume depois do Hogan/Mr T., um filme depois

Hokuto no Ken vs Stallone Cobra

Volume 18 (1987) vs Stallone: Cobra (1986) – Tá certo que na época era modinha usar esse óculos, mas na boa, só faltou o palito de fósforo na boca do Kenshiro.

Repare como as datas entre os filmes e o lançamento dos volumes são muito próximas. Existem muitas outras referências de cenário e até mesmo cenas destes filmes que mencionei, mas estas foram as mais evidentes que encontrei em discussão com meu camarada Rafael. Em hipótese alguma isto é uma critica, e sim uma análise, pois eu curto demais tanto os filmes que mencionei quanto Hokuto e esta foi uma forma de mostrar como essa brincadeira com a realidade pode ser interessante.

Lição do dia: Na hora de fazer um mangá, não tenha medo de experimentar, transformar ou brincar com referências, só não vale copiar (ou fazer um personagem inspirado no Justin Bieber).

Eae, viajei demais ou a minha comparação foi válida? Conhece outros mangás que valha a pena eu escrever um artigo? Comenta ae! E não esqueça de compartilhar! Um abraço!

Fontes das imagens:









Anúncios

4 pensamentos sobre “Referências de outros universos em mangás – Hokuto no Ken versus Filmes dos anos 80

  1. e o + curioso… o autor de hokuto no ken tem nome artistico baseado no um “brutamontes” de Hollywood… Charles Bronson…

  2. o próprio autor já revelou que se inspirou em diversos filmes (em especial com mad max) pra fazer o mangá. mas a maior semelhança mesmo é com o bruce lee. impossivel não comparar ele com o kenshiro. em especial os gritinhos ahahahahaha

    • Olá Guilherme,

      Há algum tempo atrás tive contato com um pesquisador japonês que me passou essa e outras informações sobre o Buronson. O cara era um viciado em filmes e tem muito mais referências de outros filmes dentro do mangá. Essas referências que elenquei no post foram as que não pude deixar de notar (e dar risada) durante a leitura. Quanto ao Bruce Lee, não só o Kenshiro, mas uma infinidade de personagens é inspirado na aparência, estilo de luta e nos gritinhos hahaha.

      Um abraço!

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s